Time

300 para o General! Relembre 10 jogos marcantes de Thiago Heleno no Athletico

Foto: Fabio Wosniak/athletico.com.br - Arquivo

O General vai completar 300 jogos pelo Furacão! A marca será atingida na próxima vez que Thiago Heleno entrar em campo com a camisa rubro-negra. E será mais um feito de um jogador que já está consagrado como um dos maiores zagueiros da história do Athletico.

No clube desde o início de 2016, o dono da camisa 44 chegou a 299 jogos pelo clube na vitória sobre o Botafogo, no último sábado (3). São 143 vitórias, 71 empates, 85 derrotas e 16 gols marcados. E o mais importante: seis taças conquistadas.

A trajetória de Thiago Heleno no Athletico coincide com o período mais vencedor dos 99 anos de história do clube. E a coincidência é apenas uma força de expressão. Ao longo dessas oito temporadas, a equipe rubro-negra teve nele um ponto fundamental de liderança, segurança e equilíbrio dentro e fora das quatro linhas.

“Eu sinto muito feliz de fazer parte desse projeto tão grande. Desde que cheguei aqui, prometi que ia me entregar ao máximo e todos sempre acreditaram em mim. Estar presente em um período tão vitorioso não tem preço. Agradeço a Deus por ter colocado o Athletico na minha vida. Deu muito certo e pretendo conquistar ainda mais”, afirmou, em entrevista exclusiva à Rede Furacão. A íntegra você assiste em breve na plataforma rubro-negra!

Para reviver um pouco dessa história, separamos 10 das quase 300 partidas de Thiago Heleno pelo Athletico. Jogos que ajudaram a construir a lenda do General da Baixada.

01/05/2016 – Athletico 3×0 Coritiba – Campeonato Paranaense

Primeiro clássico da decisão do Paranaense 2016. Os telões do Caldeirão marcam 0 a 0 e seis minutos da etapa final. Pelo lado direito do ataque, Nikão sofre falta, que ele mesmo bateu. Bola para o lateral Léo, que vai à linha de fundo e cruza. Desarrumada, a defesa adversária dá espaço para Thiago Heleno subir sozinho e fuzilar de cabeça. Explosão na arquibancada e no gramado. Era o primeiro dos cinco gols decisivos que dariam ao Athletico o seu 23º título estadual. E o surgimento de um novo ídolo.

25/09/2016 – Athletico 3×0 Ponte Preta – Campeonato Brasileiro

Uma tarde de artilheiro para o General. Uma bomba em cobrança de pênalti. Uma cabeçada certeira, que encobriu o goleiro. Thiago Heleno abriu e fechou o placar em uma vitória que ajudou o Furacão a chegar à CONMEBOL Libertadores pela quinta vez.

26/04/2017 – Athletico 2×1 Flamengo – CONMEBOL Libertadores

Na Arena lotada, o Furacão conquistou um triunfo determinante para a classificação rubro-negra e a eliminação do rival na fase de grupos. Gigante na defesa, o General também foi decisivo no ataque, ao abrir o placar com mais uma cabeçada precisa.

06/08/2017 – Palmeiras 0x1 Athletico – Campeonato Brasileiro

A lei do ex sorriu para Thiago Heleno em pleno Allianz Parque! Em um escanteio batido por Guilherme, ele atropelou a zaga palmeirense, testou com firmeza e garantiu uma importante vitória do Furacão como visitante.

12/12/2018 – Athletico 1 (4) x (3) 1 Junior Barranquilla – CONMEBOL Sudamericana 

A imagem do General tomando distância até o limite da meia lua, disparando em direção à bola e estufando a rede com uma bomba indefensável está para sempre na memória de todo athleticano. Era o fim de uma saga eletrizante e histórica: a conquista do primeiro título internacional do Athletico Paranaense. 

06/08/2020 – Coritiba 1×2 Athletico – Campeonato Paranaense

Em meio à pandemia, o Couto Pereira foi o palco do tricampeonato estadual do Furacão. Com dois golaços nos minutos finais, o Furacão derrotou o rival e fez a festa no estádio vazio. Taça nas mãos do capitão e mais um título na galeria.

20/11/2021 – Athletico 1×0 Red Bull Bragantino – CONMEBOL Sudamericana

O Estádio Centenário, em Montevidéu, foi um cenário emblemático para o bicampeonato continental. A vitória conquistada com um voleio abençoado de Nikão fez a alegria dos milhares de athleticanos que pintaram de vermelho e preto a capital uruguaia. E colocou mais um troféu nos braços do General.

12/08/2022 – Estudiantes 0x1 Athletico – CONMEBOL Libertadores 

Uma atuação gigantesca do General e de todo o sistema defensivo colocou o Athletico na semifinal! E com um gol histórico de Vitor Roque, o Furacão impôs ao time de La Plata sua primeira derrota em casa em mata-matas continentais.

07/09/2022 – Palmeiras 2×2 Athletico – CONMEBOL Libertadores

O campeão caiu diante do Rubro-Negro, que voltou à final do maior campeonato do continente! Thiago Heleno ajudou a defesa a segurar a pressão do Palmeiras e na frente, Pablo e Terans marcaram para dar ao Athletico um empate triunfal.

09/04/2023 – Athletico 0x0 Cascavel – Campeonato Paranaense

A solidez da defesa foi fundamental para o Athletico conquistar o título estadual de forma invicta após 86 anos. O empate sem gols na partida final foi o suficiente para o General receber mais uma taça para a nossa galeria!

Comentários