Time

Um dos líderes em passes certos, João Paulo quer ajudar o Furacão a ir longe no Brasileirão

A posse de bola tem sido o assunto da moda no futebol atual. Mas para que ela seja colocada em prática no campo, um fundamento se torna ainda mais importante: o passe. Quando realizado com qualidade, é ele o responsável por fazer saltar aos olhos equipes como Barcelona ou mesmo a Seleção Espanhola, que até o inicio da rodada deste  domingo (23) de Copa das Confederações tem ficado em média 67%  de tempo com a bola nos pés nos jogos.  

Passe também visto como prioridade em cada dia de trabalho da equipe principal do Atlético Paranaense, que tem no volante João Paulo um dos nomes mais eficientes do Campeonato Brasileiro até aqui no quesito. Após as cinco rodadas iniciais do BR-2013, o atleticano já acertou 90,7% dos 248* passes que fez. No ranking de quem mais serviu bem, está em sexto lugar. Gabriel (305) e D’Alessandro (273 passes certos), ambos do Internacional, são os líderes.

“O passe é muito importante” – salienta o próprio João Paulo, um dos líderes também em viradas de jogo bem feitas no atual Brasileirão, com 12 acertos. “O Ricardo [Drubscky, técnico] conversa conosco bastante sobre isso. No treino, sempre tem bastante trabalho de passe. Principalmente para nós [jogadores], que viemos de trás, é errar o mínimo possível para dar a bola com qualidade aos jogadores da frente” – afirma. 

“O futebol é um jogo de passes. A engenharia do passe é mais simples e eficiente que a engenharia do drible” – justifica Drubscky. “Para mim, é um fundamento imprescindível. Se há um pilar no qual eu construo meu modelo de jogo da minha equipe é na troca de passes, para que eles sejam cada vez mais objetivos e contundentes aos adversários” – completa o comandante atleticano.

João Paulo conta que a característica de servir os companheiros não vem de hoje. “Sempre fui um jogador de tocar e de aparecer para receber” – afirma. Facilidades à parte, ele não se acomoda com os números atuais e quer continuar a ajudar o time na sequência, principalmente por meio do fundamento.

“Estou conseguindo fazer bons passes. Todo dia, tenho trabalhado cada vez mais e espero cada dia acertar mais. Estamos ajustando [a nossa equipe], mas, com certeza, no final da temporada será [um ano] maravilhoso para o Atlético” – encerra o jogador.

*Com informações do Footstats [http://www.footstats.net/

Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial