Clube

Há 14 anos, Arena era inaugurada em noite mágica para atleticanos

Foi há 14 anos, mas parece que foi ontem. No dia 24 de junho de 1999 a torcida do Clube Atlético Paranaense presenciou um dos maiores espetáculos que a cidade de Curitiba já recebeu. Nesta data foi inaugurada a Arena da Baixada. 

A empolgação da torcida era algo contagiante, pois durante os 18 meses de construção muitos acompanharam as obras no Mirante, que virou um ponto de encontro dos rubro-negros e também serviu como local para a conquista de novos atleticanos.

Aberta ao público, a Arena impressionou e emocionou. Não há descrição exata que possa definir o que a torcida atleticana sentiu naquela noite. Desde a parte interna do estádio, com a praça de alimentação, o  acesso em diversas escadas e elevadores, chegando as arquibancadas, coladas ao campo, criando mais uma vez o Caldeirão do Furacão, tudo era comentado e fotografado pela torcida.

Quando faltavam minutos para o primeiro jogo da nova Arena, foi iniciada a inauguração. Um maravilhoso show de luzes rubro-negras, seguidas de um espetáculo pirotécnico deram lugar a voz da cantora Andréa Chrys. Junto a 32 mil pessoas, o hino do Clube Atlético Paranaense foi entoado em um momento único.

Após o hino, as equipes do Atlético Paranaense e Cerro Porteño (PAR) entraram em campo para a primeira partida da Arena. E, assim como na volta da antiga Baixada em 1994, o Furacão venceu seu jogo de estreia.

Logo aos sete minutos, após cruzamento do lateral-direito Luisinho Netto, o atacante Lucas marcou o primeiro gol na nova casa atleticana e explodiu de alegria o Caldeirão. No início do segundo tempo, Gauchinho empatou para o time paraguaio. Mesmo com o time empatando, a torcida atleticana dava um show nas arquibancadas. O incentivo aumentou ainda mais quando o lateral-esquerdo Vanin marcou o gol da vitória atleticana e fechou com a chave de ouro a inauguração do estádio mais moderno do Brasil.

Ficha Técnica:

Inauguração da Arena da Baixada – Amistoso

Atlético Paranaense 2 x 1 Cerro Porteño

Data: 24/06/1999

Árbitro: Ivo Tadeu Scatola

Gols: Lucas, aos 13' do 1º (Atlético Paranaense); Gauchinho, aos 7' do 2º (Cerro); Vanin, aos 47' do 2º T (Atlético Paranaense)

Atlético Paranaense:

Flávio; Luisinho Netto (Alberto),  Marcão (Douglas), Gustavo e Vanin; Clóvis, Renato (Kléber), Ricardo Miranda (Sidney) e Adriano; Lucas e Kelly (Kleberson)

Técnico: Antonio Clemente

Cerro Porteño

Bombadilla; Recaldi (Escobar), Peralta, Denise e Aguillera;  Bianco, Cohener, Roman (Sara) e Jorge Campos (Gómez); Gauchinho (Fernandez) e Cabañas (Dominguez)

Técnico: Carlos Baez