Clube
Há cinco anos, Atlético era Campeão Brasileiro
No dia 23 de dezembro de 2001, o Atlético Paranaense conquistou o título mais importante da sua história. Há exatos cinco anos, o Furacão garantia o Campeonato Brasileiro da série A. O jogo final foi realizado em São Caetano do Sul, contra a equipe do São Caetano. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0, com gol de Alex Mineiro, aos 22 minutos do segundo tempo.
Em 2001 o Campeonato Brasileiro ainda não era disputado na fórmula de pontos corridos. Após o término da primeira fase, as oito melhores equipes classificadas se enfrentavam em sistema de mata-mata. O Atlético Paranaense terminou a primeira fase em segundo lugar, atrás apenas do São Caetano.
Nas quartas-de-final, o Furacão enfrentou o São Paulo, em jogo único na Kyocera Arena. A vitória atleticana, por 2 a 1, foi garantida pelos atacantes Kléber e Alex Mineiro. A semifinal também foi decidida em jogo único e com mando do Atlético Paranaense. O jogo contra o Fluminense foi eletrizante e só foi decidido aos 44 minutos do segundo tempo. A partida
|
| Equipe campeã brasileira em 2001 Foto: Site oficial |
estava empatada em 2 a 2 quando Alex Mineiro marcou o seu terceiro gol no jogo, fechando o placar em 3 a 2 para o Furacão e garantindo o Rubro-Negro na final da competição.
A grande final foi disputada entres as duas melhores equipes da primeira fase, Atlético Paranaense e São Caetano. No primeiro jogo, na Kyocera Arena, o Furacão venceu o Azulão por 4 a 2. Ilan abriu o marcador para o Atlético e os outros três gols atleticanos foram marcados pelo artilheiro das finais, Alex Mineiro. No segundo jogo, no estádio Anacleto Campanella, o Rubro-Negro podia perder por até um gol de diferença, mas fez mais. Com tranqüilidade e mais volume de jogo, o Atlético Paranaense marcou o gol da vitória aos 22 minutos do segundo tempo. No rebote do goleiro Silvio Luis, após chute cruzado do lateral-esquerdo Fabiano, Alex Mineiro balançou as redes e garantiu o título atleticano com a vitória por 1 a 0.
A campanha do Furacão foi irreparável. Em 31 jogos no Campeonato Brasileiro o Atlético Paranaense somou 63 pontos, com 19 vitórias, seis empates e seis derrotas. Além do título, o Rubro-Negro teve o ataque mais positivo da competição, com 68 gols. Os atacantes Kléber e Alex Mineiro foram os artilheiros da equipe, marcando 17 gols cada um.
Na final, em São Caetano do Sul, o Atlético jogou com Flávio; Alessandro, Gustavo, Nem, Rogério Corrêa (Igor) e Fabiano; Cocito (Pires), Kleberson e Adriano; Kléber (Souza) e Alex Mineiro. Técnico: Geninho.