Clube

Sub-15: Atleta norte-americano realiza intercâmbio no CT do Caju

O atleta Philip Cammarata, de 15 anos, natural de Lakewood (Estados Unidos), participa neste mês de um Intercâmbio Individual, oferecido pelo Departamento de Relações Internacionais do Clube Atlético Paranaense, no Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi. Philip treinará com a equipe Sub-15 do Furacão até o dia 21 de agosto. “O Intercâmbio Individual é um dos produtos que o nosso departamento oferece aos clientes espalhados no mundo todo”, explica Luiz Greco, Diretor de Relações Internacionais do Rubro-Negro. Neste ano, o CT também recebeu o III CAP Coaching Course, que teve outras duas edições realizadas em 2012. 

Phillip tem treinado forte junto com o restante do elenco Sub-15, que recentemente conquistou a Copa Brasil da categoria, e analisa as diferenças entre o estilo de jogo com o qual está acostumado e o que encontrou em Curitiba. “É bem diferente, muito difícil. O futebol aqui no Brasil é muito rápido, surgem algumas dificuldades, mas é um aprendizado muito valioso”, cita o garoto norte-americano. 

Dificuldades comentadas e justificadas pelo treinador do Sub-15 atleticano, Gustavo Silva. “Ele treina de duas a três vezes por semana na cidade dele. Isso faz com que ele não tenha um desenvolvimento como nós temos aqui, treinando todos os dias e até mesmo em dois períodos no mesmo dia”, destaca Gustavo. “Mesmo assim, ele apresenta uma condição técnica boa. Dentro da realidade dele nos EUA, ele está num bom nível”, complementa. 

Phillip espera levar grandes ensinamentos para seu país, conforme relatou. “Estou aprendendo sobre o trabalho tático, inteligência de jogo e posicionamento em campo”. Bem recebido por todos, o atleta já está enturmado com o elenco, situação que contou com a colaboração das aulas de inglês que o Atlético Paranaense oferece aos colaboradores e jogadores. “Temos feito conversas em inglês e português. Como nós temos aulas de inglês aqui no Clube, os meninos se interessam em conversar em inglês com ele, que também tem apreendido um pouco do português”, disse Gustavo Silva.

Foto: Fabio Wosniak / Site Oficial