Clube

Antônio Clemente: Um profissional do futebol marcado na história do Furacão

No último dia 9 de outubro, o ex-técnico e supervisor de futebol do Clube Atlético Paranaense faleceu aos 77 anos. Com passagens marcantes pelo Furacão, Clemente também está na história de outros clubes, como o Botafogo e o Atlético Petróleos (Angola).

No Rubro-Negro, esteve no comando da equipe* atleticana em 1999, participando da inauguração da Arena da Baixada, no dia 24 de junho de 1999, na vitória atleticana por 2 a 1, sobre o Cerro Porteño. Além disso, Clemente foi o treinador do CAP no Campeonato Paranaense de 1999.

No torneio Estadual, foram 15 jogos. Venceu oito vezes, empatou quatro e perdeu três. Classificou o clube para a semifinal e final, ficando com o vice-campeonato. Neste ano, o Atlético Paranaense disputou a competição com muitos jogadores das Categorias de Formação rubro-negra e Clemente foi o responsável por dar oportunidades para jogadores que também fariam suas histórias com a camisa atleticana, como o zagueiro Gustavo, o volante Cocito e os meias Adriano e Kleberson, que integraram o grupo profissional e também disputaram a Copa Paraná.

No final do mês de setembro de 2002, Clemente retornou ao Furacão, mas como supervisor de futebol profissional e viu Kleberson conquistar a Copa do Mundo FIFA com a Seleção Brasileira, além de trabalhar novamente com os atletas que agora eram ídolos da torcida e foram lançados por ele.

Um fato curioso em sua carreira de treinador foi a passagem pelo Atlético Petróleos de Luanda, Angola. Idolatrado no país africano, Clemente conquistou o primeiro título nacional da equipe, em 1982, e depois foi bicampeão nacional, em 1987 e 1988.

O Atlético Paranaense presta sua homenagem para Antônio Clemente, uma pessoa que deixou muitos amigos por onde passou e tem seu nome marcado na história do Furacão.

* A equipe da inauguração da Arena da Baixada: Flávio; Luisinho Netto (Alberto), Marcão, Gustavo (Douglas) e Vanin; Clóvis, Renato (Kléber), Ricardo (Sidney) e Adriano (Kleberson); Lucas e Kelly. Técnico: Antônio Clemente.