Time

Perícia nos desarmes trouxeram CAP e Flamengo à final da Copa do Brasil

Sem dúvida, os quatro gols de Ederson e os sete de Hernani ajudaram Atlético Paranaense e Flamengo a chegar à final da Copa do Brasil. Mas os tentos dos principais artilheiros das duas equipes no torneio não foram os únicos responsáveis por trazer rubro-negros paranaenses e cariocas à decisão. A perícia nos desarmes também ajudou  os dois times a passar por Grêmio e Goiás na semifinal e a credenciá-los ao jogo da noite desta quarta-feira (20), às 21h50, na Vila Capanema. 

Um recurso que ainda pode valer o título, avalia o técnico Vagner Mancini. Pelo menos já valeu um lugar na decisão. Isto porque, nos dois jogos que precederam a primeira das duas partidas valendo a taça, atleticanos e flamenguistas foram quem mais desarmaram. Contra o Esmeraldino, os cariocas lançaram mão dos desarmes 46 vezes. Em 37 deles, tomaram a bola do rival. Número equivalente ao do Tricolor porto-alegrense, que não teve refresco com a bola diante do Furacão. Em 52 tentativas, o CAP recuperou a posse de bola 46 vezes e saiu para o jogo.

“Para um jogador de marcação, a preparação física ajuda muito [na hora de desarmar]” – conta o volante Deivid. Com 10 bolas recuperadas cada, ele o zagueiro Wallace, do time carioca, foram os recordistas individuais das semifinais.  “Um pouco dessa habilidade vem da própria característica do jogador” – continua o atleticano. “Mas a maior parte dela vem do esforço. Você tem que estar sempre treinando, sempre buscando chegar ao seu auge. A preparação física também ajuda muito” – diz. 

“O desarme hoje no futebol dá capacidade de você surpreender” – explica Mancini, que qualifica o recurso como uma “estratégia de jogo”. “Assim como nós, o Flamengo também joga dessa forma. As duas equipes sempre estão preparadas para roubar a bola do adversário e usar sempre o contra-ataque. Então, vai ser necessário que nosso time tenha muitos desarmes no jogo e que dificulte essa arma do Flamengo, porque, assim como nós, eles também têm um ataque de muita velocidade” – conclui. 

O jogo de volta está marcado para o dia 27, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Além da taça, o campeão da Copa do Brasil leva uma vaga direto à fase de grupos da Copa Libertadores da América do ano que vem.

*Com informações do Footstats. 

Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial