Clube

FUNCAP – UMA FUNDAÇÃO A SERVIÇO DO FUTURO DO ATLÉTICO

O Conselho Deliberativo aprovou ontem o Estatuto da FUNCAP. A criação da fundação já estava prevista no Estatuto do nosso clube. É um passo importante para o futuro e a consolidação da marca do Clube Atlético Paranaense.

O Clube será o instituidor da FUNCAP, assim que houver a aprovação prévia do Ministério Público. As receitas das escolas furacão servirão de dotação patrimonial mínima, exigida por lei. Depois a própria FUNCAP vai articular suas receitas, sustentando-se para cumprir as diretrizes fixadas no Estatuto aprovado. A FUNCAP atuará apenas nos espaços em que o clube tem dificuldade de operar, especialmente no atual ambiente hostil aos clubes de futebol profissional. A ideia, definida em Estatuto, é criar e desenvolver programas na área social, educacional e cultural. Além de doações, vamos buscar recursos em leis de incentivo ao esporte e à cultura. Esta captação é muito mais fácil no âmbito de uma fundação, rigorosamente fiscalizada que é pelo Ministério Público.

O Conselho entendeu que era importante que a FUNCAP tivesse independência em relação ao Clube. O Estatuto aprovado prevê um formato de gestão imune às interferências políticas. A ideia é agregar atleticanos ilustres – que querem trabalhar pelo Atlético, mas preferem não se envolver diretamente na gestão do Clube. E dar a estes atleticanos a confiança de que a FUNCAP está a serviço da marca do clube, mas acima de eventuais divergências internas. Só assim a FUNCAP terá a credibilidade necessária para cumprir seus objetivos. Todos os membros de todos os órgãos da FUNCAP são eleitos, com mandatos por três anos, com uma só reeleição. Os membros vitalícios dão a necessária estabilidade e independência à FUNCAP, mas temos de lembrar que estes membros são escolhidos pelo próprio Conselho Deliberativo do nosso Clube.

A FUNCAP é, em larga medida, fruto da pesquisa de fundações de Clubes nacionais e, sobretudo, europeus. Reunimos o que havia de mais moderno na concepção do modelo e do Estatuto de nossa fundação. 

Ao contrário do que alguns sugeriram, o enorme patrimônio do Clube segue apenas com o Clube. O futebol profissional nem sequer poderia ser transferido para a fundação, por questões legais.

A FUNCAP não substitui o CAP. Têm objetivos inconfundíveis, mas orientados na mesma direção: a construção do Atlético Paranaense do Futuro.

Antonio Carlos de Paulo Bettega

Presidente do Conselho Deliberativo do CAP

Mario Celso Petraglia

Presidente do Conselho Administrativo do CAP