Arena da Baixada
Baixada, 100 anos: Quem foi Joaquim Américo?
Joaquim Américo Guimarães, o nome que por muitos anos foi a marca e o nome do estádio do Clube Atlético Paranaense. Mas afinal, quem foi ele?
Filho de Claro Guimarães e de Pórcia de Abreu Guimarães, Joaquim Américo Guimarães nasceu no dia 4 de novembro de 1879, em Paranaguá, litoral paranaense. De família tradicional, seu avô era o Visconde de Nácar. Estudou em Curitiba, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu.
Apaixonado por esportes, Joaquim foi presidente do Jockey Club do Paraná e, em 1912, decidiu de forma ousada fundar um novo clube de futebol. Nascia no dia 22 de maio, na sede do Jockey Club, o Internacional Foot-Ball Club.
Com o clube fundado, Joaquim alugou uma chácara no Água Verde para construir a sede e o estádio do Internacional. Em 1914, o estádio da Buenos Aires foi inaugurado com uma arquibancada de madeira. Assim começava a história da Baixada, apelido dado devido à localização do terreno, na área mais baixa do bairro.
No mesmo ano da inauguração, alguns componentes do Internacional se desvincularam e criaram o América Foot Ball Club, que dez anos depois se uniriam para formar o Clube Atlético Paranaense. Joaquim Américo Guimarães morreu prematuramente, no dia 30 de agosto de 1917.
Em sua homenagem, após a posse definitiva do estádio, no dia 29 de novembro de 1933, o Atlético Paranaense nomeou a Baixada como estádio Joaquim Américo Guimarães, em 1934.
Foto: Gustavo Oliveira/Site Oficial – Arquivo