Time

Com gols de Oséas e Paulo Rink, Furacão vencia o Palmeiras pela 1ª vez em Brasileiros em 1996

Atlético Paranaense e Palmeiras se enfrentam neste domingo (7) pela primeira vez no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Estádio que recebe as duas equipes a partir das 17h, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2014. E um incentivo para o Furacão conseguir a vitória e se garantir no oitavo lugar da competição pode vir de um duelo em que os atleticanos receberam os palmeirenses pela primeira vez no antigo Joaquim Américo. Foi pelo Nacional de 1996, que terminou com a primeira vitória rubro-negra sobre os alviverdes na história do torneio.  

O triunfo por 2 a 0 foi construído com gols da dupla Oséas e Paulo Rink, mas veio também com o incentivo de 22.500 torcedores nas arquibancadas, marca que estabelecia um novo recorde de público no estádio até então. Um legítimo "Caldeirão", em que a vitória paranaense não só pôs fim ao tabu como ainda tirou a invencibilidade e a liderança do Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo, Marcos, Cafu e Djalminha no Brasileiro de 1996. Com mais três pontos, os atleticanos continuavam a subir na competição e terminariam aquele 12 de outubro no terceiro lugar do Brasileiro.

Aquele foi o único embate entre as duas equipes realizado no antigo estádio atleticano, que no ano seguinte passaria por uma completa reforma para dar origem à Arena da Baixada, inaugurada em 1999. Já a moderna Arena passou a ser o local que mais jogos recebeu entre Rubro-Negro e Palmeiras pela competição: 11. O antigo Palestra Itália, antecessor ao atual Allianz Parque, vem em seguida, com 10 partidas. Couto Pereira [quatro], Pinheirão [duas], Vila Capanema [uma] e Canindé [uma] foram as outras praças esportivas que já abrigaram os encontros pelo Brasileiro Unificado, entre 1968 e 2014. 

 

Na história: Atlético Paranaense 2×0 Palmeiras

12 de outubro de 1996, sábado

15ª rodada da Fase de classificação do Campeonato Brasileiro de 1996

Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba

Público: 22.500 torcedores. Renda: R$ 235.000,00

Árbitro: Claudio Vinícius Cerdeira (RJ)

Gols: Oséas, aos 6' do 1ºT (1×0); Paulo Rink, aos 12' do 1ºT (2×0). 

Cartões amarelos: Jorge Luís, Luís Carlos, Novak, Alberto e Jean Carlo (Atlético Paranaense); Cafu (Palmeiras).

Cartão vermelho: Djalminha (Palmeiras), aos 47' do 2ºT. 

Atlético Paranaense: Ricardo Pinto; Alberto, Reginaldo, Jorge Luís e Branco; Novak, Piekarski, Jean Carlo e Luís Carlos (Lira, aos 41min do 2ºT); Oséas e Paulo Rink.

Técnico: Evaristo Macedo.

Palmeiras: Marcos; Cafu, Sandro, Cléber e Júnior; Galeano, Leandro, Djalminha e Elivélton (Auecione, aos 32min do 2ºT); Viola e Leonardo (Fernando Diniz, aos 13min do 2ºT).

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

 

Fotos: Arquivo/Site Oficial