Clube

Há 28 anos, Furacão vencia o CSA pelo Brasileiro; Relembre

O campeonato de 1986 foi uma das nove edições do Brasileiro Unificado que começaram em um ano e só terminaram na temporada seguinte. E foi num domingo como hoje, 14 de dezembro, que a Segunda Fase daquele Nacional estava em pleno curso. O Atlético Paranaense estava campo. Há 28 anos, vencia o CSA (AL), por 2 a 1, no estádio Pinheirão, e assumia um lugar na zona de classificação do Grupo K para as fases finais.

Mauro Madureira e Haroldo marcaram os gols do triunfo do time paranaense, que contava com ídolos como o goleiro Marolla. Era o primeiro Brasileirão do camisa 1 com o Rubro-Negro. Naquela tarde, ele completava 25 partidas pelo clube em Brasileiros. Nas seis temporadas em que esteve na Baixada, foram 82 atuações na competição. O melhor desempenho aconteceu no Brasileiro de 1987, quando terminou o Módulo Amarelo no terceiro lugar, a uma vitória da decisão.

Dentre os 48 participantes do Brasileiro de 1986, o Rubro-Negro terminou em 18º lugar, eliminado na Segunda Fase. Disputou 26 jogos: nove vitórias, 11 empates e seis derrotas. Agnaldo anotou oito gols e foi o artilheiro do time, que marcou 27 vezes naquela edição. Com 17 gols sofridos, a defesa atleticana foi a melhor do clube em Nacionais, com média de 0,65 gols sofridos por jogo.

 

Ficha técnica: Atlético Paranaense 2×1 CSA (AL)

14 de dezembro de 2014, domingo

Segunda Fase do Campeonato Brasileiro de 1986 – Grupo K

Local: Estádio Pinheirão, em Curitiba

Árbitro: Luís Carlos Félix (RJ)

Público: 8.717. Renda: Cz$ 277.540

Gols: Mauro Madureira, aos 31min do 1ºT (1×0); Haroldo, aos 36min do 1ºT (2×0); André, aos 44min do 1ºT (2×1).

Atlético Paranaense: Marolla; Cambé, Marcão, Beto e Haroldo; Détti, Roberto (Renato Sá) e Mauro Madureira (Marquinhos); Barbosa, Luís Carlos e Joãozinho. 

Técnico: Levir Culpi.

CSA: Vino; Zezinho, Paulo César, Marcelo e Washington; Luís Fernando (Nívio), Coca e André; MárioTilico, Helinho e Ditinho (Cabinho).

Técnico: Walmir Louruz.