Time

Na história: Com gol de londrinense, Furacão venceu o LEC no Estádio do Café em 1976

Vencer o Londrina fora de casa. Algo que o Atlético Paranaense vai tentar pela 20ª vez na história do duelo entre as duas equipes. Rubro-negros e alvicelestes se reencontram neste domingo (29), pela última rodada da fase da classificação do Campeonato Paranaense. A partida, que vale ao Furacão uma vaga nas quartas de final, começa às 16h, no Estádio do Café. Local onde um londrinense já ajudou o Furacão a superar o LEC, quando os dois times se encontraram pela primeira vez na praça esportiva, em 1976.

Este londrinense é Nílton Pinheiro da Silva. Nasceu na cidade localizada do Norte do Paraná, em 5 de novembro de 1954. Chegou a Curitiba ainda na infância, quando ganhou o apelido "Batata". Revelado pelo Rubro-Negro, Batata estreou como profissional em 1972. Ponta-direita, famoso pelos dribles rápidos e curtos, ficou na Baixada até 1976. Atuou ainda pelo Santos [1976 a 1980], onde fez parte da primeira geração dos "Meninos da Vila", antes de passar por equipes do México e dos Estados Unidos. Encerrou a carreira no estadunidense Fort Lauderdale, em 1988. Chegou à Seleção Brasileira [em cinco partidas, venceu quatro e perdeu uma; marcou três gols], com a qual disputou a Copa América de 1979.

Aquele encontro de 1976 em Londrina não era um qualquer. Foi o primeiro jogo do tradicional time do Norte do Estado na história do Campeonato Brasileiro. O primeiro dos atleticanos na casa do Tubarão, que havia sido inaugurada uma semana antes, justamente para o Alviceleste disputar o Nacional. Batata anotou o segundo gol do jogo. Coube a Alfredo, de pênalti, o mérito de ter sido o primeiro rubro-negro a balançar as redes do Café. Nenê fechou o placar daquele domingo.  

 

29 de agosto de 1976, domingo

LONDRINA 0 x 3 ATLÉTICO PARANAENSE

1ª rodada da Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1976

Local: Estádio do Café, em Londrina

Árbitro: Carlos Sérgio Rosa Martins (RS)

Púbico: não disponível

Cartões amarelos: Raimundo (LON); Marinho e Gilberto (ATL)

Cartões vermelhos: não houve.

Gols: Alfredo [pênalti, aos 5min do 1ºT (0x1); Nílton Batata, aos 20min do 1ºT (0x2); Nenê, aos 31min do 2ºT (0x3).

 

Image and video hosting by TinyPic

 

LONDRINA

Paulo Rogério; Fio, Pontes, Raimundo e Edson Madureira; Dreyer, Sérgio Américo, Paraná e Bosco (Toquinho); Ânderson (William) e Caldeira.

Técnico: Danilo Alvim.

ATLÉTICO PARANAENSE

Altevir (Cícero); Marinho, Gilberto, Alfredo e Ladinho (Cláudio Radar); Gerson Andreotti, Evans, Nilton Batata e Rota; Tião Marçal e Nenê.

Técnico: Geraldo Damasceno.

 

Foto de abertura: Montagem com imagens da seção “Que Fim Levou?” do site Terceiro Tempo e álbum “Ping Pong Cards” [1978].