Time

Para Evandro Fornari, experiência na Holanda fará Sub-15 chegar mais forte à Copa Nike

A equipe Sub-15 do Atlético Paranaense mal voltou da Europa e já se prepara para mais um desafio no Velho Continente. Durante 10 dias, os jovens talentos do CAT do Caju estiveram na Holanda, onde disputaram o Torneio OSM’75 e o Torneio de Marveld. Terminaram no pódio em ambos. Experiência que, na opinião do técnico Evandro Fornari, foi importante e poderá fazer o time chegar ainda mais forte à fase mundial da Copa Nike [Manchester United Premier Championship], competição na qual o Furacão será o representante do Brasil na Inglaterra, em julho.

“Esta experiência que tivemos na Holanda valeu muito para os atletas assimilarem e utilizarem no futuro”, afirma Fornari. Nos dois torneios, o Rubro-Negro chegou a liderar a fase de classificação, mas acabou fora da decisão no último dia de disputa. Conquistou o terceiro lugar nos dois. “Você não pode só avaliar o resultado, mas sim a nossa metodologia de trabalho, se aquilo que treinamos foi colocado em prática. O terceiro lugar talvez resuma um pouco daquilo que tenhamos deixado de fazer. Como na partida contra o Arsenal [semifinal em Marveld], em que fizemos um bom jogo, mas talvez faltou transformarmos em gol as oportunidades que criamos”, relembra. Na ocasião, os londrinos venceram por 1 a 0 e foram à decisão.

 

Image and video hosting by TinyPic

 

Futuro que já bate à porta. A viagem dos atleticanos para a Copa Nike será em 17 de julho. Por lá, devem novamente ter a companhia de equipes que enfrentou na Holanda. Campeão do Torneio de Marveld, os ganenses do Right to Dream também estão confirmados. Anfitrião na disputa na Inglaterra, o Manchester United é outro que estará presente. Dos duelos, os atleticanos saíram com uma vitória sobre os ingleses [2 a 0] e um empate sem gols com os africanos. Atuais campeões da MUPC, os russos do Dynamo Moscou também estiveram no interior holandês, mas não chegaram a jogar contra os brasileiros.

“Jogamos na Holanda contra grandes escolas do futebol mundial e acredito que não deixamos a desejar a nenhuma delas”, avalia Fornari. “Até fomos elogiados com relação à postura da nossa equipe, nosso modelo de jogo. Isso nos deixa muito felizes. O nosso clube está de parabéns pela metodologia que tem sido desenvolvida e pelas pessoas que estão à frente desse projeto, que não está presente só na nossa categoria. Agora, temos que tentar identificar o que aconteceu em alguns jogos-chave e tentar corrigir. Temos  uma compromisso importante como a Copa Nike. E esses dois torneios que disputamos vão valer muito para que possamos chegar ainda mais fortes nessa competição”, encerra.