Time

Com 12 jogadores no elenco principal, Formação atleticana terá grande participação em 2016

No dia 5 de janeiro, o grupo principal do Atlético Paranaense iniciou a pré-temporada no CAT do Caju. Em 2016, o Rubro-Negro disputará quatro torneios: Primeira Liga, Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
 
Para os desafios da temporada, o técnico Cristóvão Borges terá grande participação das Categorias de Formação do Clube. Do atual elenco, 12 jogadores foram revelados no CAT Alfredo Gottardi e são peças importantes no time principal do Furacão.
 
O treinador tem à disposição os goleiros Santos e Lucas Macanhan, os zagueiros Cleberson e Léo Pereira, os volantes Otávio, Deivid e Hernani, os meias Marcos Guilherme, Bruno Mota e João Pedro, e os atacantes Crysan e Marco Damasceno.
 
Para o volante Deivid, que está no Atlético Paranaense há dez anos, a Formação atleticana é fundamental na carreira dos jogadores. “Além da estrutura, que ajuda muito no crescimento do atleta, conhecer a filosofia do Clube é de extrema importância. Chegamos ao profissional preparados e sabemos o que o clube quer”, disse, em entrevista ao Site Oficial.
 
Com 18 anos, o meia João Pedro é um dos mais novos do grupo e disputará a primeira temporada no elenco principal. “Estar em um Clube como o Atlético Paranaense, com esta estrutura, facilita em todos os aspectos a nossa evolução. Com a formação que você tem desde o Sub-15, consegue chegar ao profissional preparado”, destacou.
 
“No Atlético, o jogador sabe que terá oportunidade. Se conseguir se destacar na Formação, com certeza terá chance no profissional”, reforçou Deivid. "O Clube tem muitos jogadores da Formação no profissional e isso é um espelho para que todos lutem para chegar à equipe principal”, acrescentou João Pedro.
 
 

Relembre, abaixo, os 12 atletas revelados no CAT Alfredo Gottardi e que integram a equipe principal do Atlético Paranaense neste ano:
 
 

Santos – Goleiro – 25 anos

Natural de Campina Grande, na Paraíba, o goleiro chegou ao Furacão em 2008. Sua estreia na equipe profissional aconteceu em 2011, diante do Flamengo, em jogo válido pela Copa Sul-Americana. Desde então, Santos atuou em 34 partidas com a camisa rubro-negra.

Lucas Macanhan – Goleiro – 21 anos

Lucas Macanhan é outro goleiro revelado no CAT Alfredo Gottardi. O jogador chegou ao Clube em 2006, com apenas 12 anos, através da Escola Furacão. Desde então, passou por todas as Categorias de Formação até a estreia pelos profissionais, no ano passado, durante o Campeonato Estadual.

Cleberson – Zagueiro – 23 anos

No Furacão desde 2011, Cleberson já disputou 101 jogos pela equipe profissional. Sua estreia aconteceu em abril de 2012, na vitória por 4 a 0 sobre o Paranavaí, no Campeonato Paranaense. Destaque nos jogos finais do Brasileiro do ano passado, o zagueiro já marcou 11 gols pelo Rubro-Negro.

Léo Pereira – Zagueiro – 19 anos

O zagueiro Léo Pereira já compôs o grupo principal do Rubro-Negro e, no ano passado, defendeu o Guaratinguetá na Série C do Campeonato Brasileiro 2015. Neste ano, retornou ao elenco principal e realiza a pré-temporada com o restante da equipe. Com 32 partidas pelo Rubro-Negro, Léo acumula também diversas convocações para as Seleções de Base do Brasil.

Otávio – Volante – 21 anos

Destaque atleticano na última temporada, o volante Otávio desembarcou no CAT Alfredo Gottardi em 2009. Natural de Maceió (AL), o jogador tem 21 anos de idade. Sua estreia como profissional aconteceu em 2014, durante o Campeonato Estadual. No total, já foram 81 participações com a camisa do Atlético Paranaense.

Deivid – Volante – 26 anos

Deivid é o jogador do atual elenco com mais tempo de Clube e com o maior número de jogos disputados como profissional do Furacão: 235. O volante desembarcou no CAT no dia 5 de novembro de 2005, com 16 anos. Sua primeira partida como profissional aconteceu em 2008, pela Copa Paraná. Na temporada passada, conquistou sua centésima vitória pelo Rubro-Negro.

Hernani – Volante – 21 anos

Hernani chegou ao Atlético Paranaense em janeiro de 2009. A estreia como profissional aconteceu no Campeonato Estadual de 2013, com a equipe Sub-23. Nascido em São Gonçalo do Sapucaí, em Minas Gerais, o volante de 21 anos já disputou 90 partidas como profissional do Furacão.

Marcos Guilherme – Meia – 20 anos

Titular absoluto nas últimas duas temporadas, o meia Marcos Guilherme tem colecionado bons números com a camisa rubro-negra. Com apenas 20 anos, o jogador já disputou 116 jogos e marcou 18 gols. No Furacão desde 2009, Marcos Guilherme foi destaque também pela Seleção Brasileira Sub-20, nas disputas do Sul-Americano e do Mundial da categoria.

Bruno Mota – Meia – 20 anos

Bruno Mota chegou ao CAT Alfredo Gottardi em maio de 2010. Nascido em Curitiba, o meia estreou como profissional em 2015, durante a pré-temporada na Espanha. Logo em seu primeiro ano na equipe principal atleticana, disputou 29 jogos e marcou três gols.

João Pedro – Meia – 18 anos

João Pedro, com apenas 18 anos, é um dos mais jovens do elenco rubro-negro. No Clube desde 2011, fará sua primeira temporada como profissional. No ano passado, atuou em uma partida do Campeonato Paranaense. O jogador foi titular na vitória por 5 a 0 sobre o Nacional.

Crysan – Atacante – 19 anos

O atacante Crysan chegou ao CAT Alfredo Gottardi em 2012 e foi destaque das Categorias de Formação do Atlético Paranaense. Em 2015, fez seu primeiro ano como profissional. Durante toda a temporada, o atacante disputou 28 partidas e marcou cinco gols.

Marco Damasceno – Atacante – 19 anos

No Furacão desde 2011, Marco Damasceno também estreou como profissional em 2015. Nascido em Brasília (DF), o jogador fez seu primeiro gol diante do Tupi (MG), pela Copa do Brasil. Como profissional do Furacão, Damasceno disputou 11 jogos.