Skip to content
Clube

Atlético Paranaense une torcida mundial nos EUA

Só quem mora ou já morou longe do Brasil, sabe o que é a saudade da terra natal. E é lá fora que os brasileiros costumam ficar admirados com o que o nosso futebol representa. Por isso, nada como reunir paranaenses, paulistas, cariocas, gaúchos, nordestinos, enfim, todos os brasileiros para torcer para o Brasil. E é isso que está acontecendo em Frisco, no Texas (EUA), onde no próximo dia 31 acontece o jogo de volta do Desafio USA-Brasil de futebol, entre o FC Dallas e o Atlético Paranaense.

O Site Oficial do Atlético Paranaense conversou com a paulista Deize Allen, assistente administrativa, que há seis anos mora nos Estados Unidos. Apaixonada pelo futebol, ela diz que mora bem perto do estádio do FC Dallas, o Pizza Hut Park, e sempre vai aos jogos do time americano. Agora, ela diz que estará com os brasileiros e até o marido americano torcendo pelo Brasil no desafio. Mas, além dos americanos, Deize ainda contou que latinos, ingleses e até suecos estão se unindo para torcer pelo Atlético Paranaense contra o FC Dallas.

 
Deize com a família em Frisco, no Texas (EUA)

1) Como os brasileiros receberam a notícia da partida do Atlético Paranaense e o FC Dallas aí no Texas?

As pessoas com quem eu tenho contato ficaram muito animadas. Até os amigos estrangeiros também se interessaram. Acho que vários países gostam do futebol brasileiro e o jogo deu muita repercussão.

2) Os brasileiros que moram na região ficaram empolgados com o jogo? Como foi isso?

As pessoas se interessaram por ser um time que vem do Brasil para jogar aqui. Para alguns que não sabiam, eu informei que o Atlético Paranaense foi campeão brasileiro e está jogando um bom futebol e seria um bom jogo com o FC Dallas.

3) E os paranaenses? Como reagiram?

Eu sei que já conversei com vários e todos estão animados. Tenho a impressão que a maioria aqui é do nordeste, depois cariocas e paulistas e todos vão ao jogo torcer pelo Atlético.

 
 Torcida promete se unir pelo Furacão no Texas

4) Então haverá uma união dos brasileiros dessas regiões para torcer para o Atlético Paranaense?

O grupo é mais mesclado do que se pensa, estamos um pouco globalizados! Estamos reunidos em um grupo de paulistas, cariocas, americanos, suecos, colombianos, venezuelanos, mexicanos, ingleses… e por aí vai. A alegria da torcida brasileira e o futebol do Brasil atrai pessoas que querem se divertir.

5) A expectativa deve ser grande para o jogo. Você acredita que essa torcida global fará mais barulho que os americanos?

Apesar de sermos minoria, em comparação com o Inferno (Torcida Organizada do FC Dallas), tenho certeza que nossa torcida será muito mais animada, não só pela nossa alegria, como também porque a torcida do Brasil tem ritmo no canto, na coreografia com mãos, fazemos ola, etc. E também acrescentando que os latinos possivelmente farão coro ao nosso grupo e movimentos.

6) Como está a divisão do estádio? Você acha que estará lotado no dia do jogo?

A divisão poderia ser melhor localizada, vamos ficar nos setores 123 e 124 e os setores para os brasileiros ficarem juntos está vizinho ao setor usado pelo Inferno, muito próximos. Mas, ninguém se engane que eles virão preparados para enfrentar a intensa "torcida brasileira". O estádio estará, se não lotado, perto disso, porque os organizadores deste evento conseguiram reunir o que o Brasil tem de melhor que é: futebol e samba, então o casamento está perfeito!

 
 Joshua, de quatro anos, no Pizza Hut Park

7) Deize, você é casada com um americano. Mas vai conseguir fazer com que ele torça por um time brasileiro?

Ele sempre torce para o Brasil em qualquer evento que não envolva os EUA, neste jogo ele ainda está indeciso, mas só pelo fato de que ele estará na nossa torcida já faz ele feliz.

8) Como os americanos estão encarando o jogo? A torcida está animada, com muita expectativa?

Acredito que há uma mescla entre ansiedade e um pouco de medo. Ansiedade porque vai ser um  bom jogo, mas receio de ver o time deles perder em casa e assistir à festa do Atlético Paranaense ganhar no campo deles. Mas, algumas pessoas não estão preocupadas com o placar, mas querem curtir o jogo, ver os jogadores em campo e curtir o carnaval depois do jogo, ganhe quem ganhar.

9) Deize, você sempre gostou de futebol? Seu marido já gostava de futebol ou foi influenciado por você?

Bom, não preciso dizer minha idade, mas despertei meu interesse pelo futebol na Copa de 1970! Precisa dizer mais? Quem viu Pelé jogar, inevitavelmente se interessa por futebol. Meu marido sempre foi interessado por futebol e quando morou no Brasil desfrutou desse prazer de poder curtir um jogo num estádio ou mesmo numa final pela TV.

10) Você costuma ir aos jogos do FC Dallas?

Sim, vou à maioria. É um estádio novo e comprei ingresso para toda a temporada nos dois últimos anos.

 
 Estádio deve lotar para o Desafio USA-Brasil
 Foto: FC Dallas

11) O futebol nos EUA vem crescendo, ganhando simpatizantes, como você vê isso?

Acho que eles precisam disso, o futebol americano durante um tempo ficou desacreditado mesmo por eles. Os americanos não gostam e não aceitam perder em nada que eles participam e isso causa desinteresse por parte da torcida. Sem falar em todos os negócios rentáveis que vem com o futebol, por exemplo mídia na TV, rádio, uniformes, ingressos, etc. É um mercado bastante explorado no Brasil (ainda que não totalmente explorado), mas que eles perdem por falta de interesse da população americana.

12) Então você acha que esse jogo com o Atlético Paranaense acaba contribuindo para dar mais um empurrão para o crescimento do esporte nos EUA?

Definitivamente sim. O futebol americano vem se desenvolvendo bastante nos últimos anos, espero que eventos como este ajudem este esporte a "pegar fogo".

13) O que você poderia dizer para os atleticanos que vão acompanhar de longe o time do coração?

O Atlético Paranaense é um bom time, tem excelentes jogadores e estou certa de que vai ganhar esta partida, principalmente se depender da torcida daqui que está animadíssima. Única dica é marcar o Ruiz e outro atacante improvisado porque todas as bolas vão chegar para eles. Já a  defesa e o meio de campo deles é bem devagar. O Atlético Paranaense vai voltar para Curitiba com uma vitória bonita e animada!