Clube

Atletiba pela Vida: Doação de órgão de um atleticano salva a vida de um coxa-branca

Atlético Paranaense e Coritiba se enfrentam neste domingo (20), pelo Campeonato Estadual. Adversários dentro de campo, os clubes têm realizado campanhas em conjunto, desde o ano passado, para o fortalecimento do futebol paranaense e da rivalidade sadia entre os torcedores.
 
No primeiro jogo da temporada 2016, as equipes voltam as atenções para a importância da doação de órgãos. Foi com uma atitude como essa, anos atrás, que um atleticano pôde salvar a vida de um torcedor coxa-branca.
 
Quando Paulo Pimentel Paranhos faleceu, em setembro de 2012, a mãe Vera Lúcia Pimentel não pensou duas vezes na doação dos órgãos do filho. O fígado do rubro-negro Paulo foi para Sérgio Luiz Pasquali, torcedor do Coritiba.

"Em nenhum momento, tive dúvidas [doação de órgãos]", contou Vera Lúcia. "O protocolo foi muito bem feito. Hoje, vejo os frutos que foram colhidos. Foi muito bonito ver as filhas e a família dele [Sérgio Luiz]", acrescentou. 
 
“A rivalidade para mim sempre foi importante, mas para você brincar com os amigos rivais e nunca levar isso para o lado pessoal”, disse Sérgio, que recebeu o fígado atleticano. “Tenho muitos amigos atleticanos e, depois dessa doação, brinco que passei a olhar os atleticanos com mais tranquilidade”, completou.
 
Com saúde após a doação do fígado, Pasquali reforça a importância do tema. “Estou vivo graças a uma atitude de muita força e benevolência. Só tenho a agradecer a família e tento sempre conscientizar as pessoas da importância disso. Os órgãos de quem se foi podem salvar vidas de quem precisa”, destacou.
 
Filha de Sérgio, Pietra Pasquali agradece a atitude de Vera Lúcia e reforça a importância da campanha idealizada por Atlético Paranaense e Coritiba. “Foi um momento muito importante para nós. A atitude da Vera foi maravilhosa e salvou a vida do meu pai. Somos torcedores do Coritiba e meu pai recebeu o fígado de um atleticano. As doações são muito importantes e estamos muito felizes por participar de uma campanha como essa”, concluiu.