Clube

Federação de futebol do Sul da China escolhe o CAP para intercâmbio e desenvolvimento de atletas

Uma das potências da política e da economia mundial, a China também está de olho no futebol e à procura de referências que possam ajudar no desenvolvimento do esporte. Objetivo que fez a Kunming Football Association [federação de futebol da província de Yunnan, no sul chinês, filiada à federação nacional] encontrar no Clube Atlético Paranaense o parceiro ideal. Através de acordo, membros da comissão técnica e jovens talentos das equipes da entidade ficarão de junho a setembro no CAT do Caju, para aprimorar as técnicas no futebol.
 
“Para nós, este intercâmbio é motivo de muito orgulho. Talvez este seja um acordo inédito de uma federação de futebol da China com uma equipe de futebol profissional do Brasil”, afirma o diretor de Relações Internacionais do Furacão, Luiz Greco, que explica a agenda que os asiáticos terão por aqui.

“Nestes três meses, haverá uma comissão técnica do Clube que ministrará todas as atividades a estes atletas, que treinarão e desenvolverão as técnicas no futebol através da mesma metodologia e da filosofia de trabalho que é empregada nas nossas equipes da Categoria de Formação”, continua. No total, 56 garotos de 15 a 16 anos de idade, acompanhado de membros do estafe chinês, ficarão concentrados no CAT atleticano para um cronograma de treinos e amistosos.
 
“Com certeza, será uma experiência fantástica para eles, já que terão acesso a toda qualidade que oferecemos no nosso trabalho. Mas também será muito boa para nós aqui, que vamos poder conviver com pessoas de culturas e rotinas diferentes”, salienta Greco.

O diretor atleticano embarca para a China nesta sexta-feira (15) para a assinatura do acordo, em cerimônia prevista para segunda-feira (18). No evento, realizado em Kunming [cidade localizada a 2.600 quilômetros de Pequim], terá a companhia do presidente do Conselho Administrativo do Clube, Luiz Sallim Emed. Depois das assinaturas, atletas e membros da  Kunming Football Association desembarcam no CAT do Caju em 8 de junho.
 
“Este acordo vem em um momento importante, em que o mercado chinês tem investido maciçamente não só em nível profissional, como também nas categorias de base”, salienta Greco. “E o Atlético Paranaense é mais uma vez reconhecido internacionalmente como um grande formador de talentos, de atletas. Por isso que fomos escolhidos. Tenho certeza de que ajudaremos muito no desenvolvimento do futebol chinês. Também é uma forma de deixarmos a marca do clube ainda mais forte em um mercado que tem crescido muito”, encerra.