Clube

Profissional da Federação Alemã de Futebol ministrou curso para treinadores de projetos sociais

Na última semana, 19 professores de projetos sociais do Estado do Paraná participaram de um curso ministrado por um profissional da Federação Alemã de Futebol. As atividades aconteceram no Projeto Social Escola Furacão de Pinhais e, no último dia, no CAT Alfredo Gottardi, em uma parceria do Atlético Paranaense com a GiZ [Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável] e a DFB [Federação Alemã de Futebol].

O foco do curso foi a apresentação e o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho do futebol, que promove o equilíbrio entre ensinamentos sociais e técnicos. O objetivo é utilizar o esporte como ferramenta para desenvolvimento social, prezando valores sociais, cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualdade de gênero.

O profissional Sasha Bauer ministrou o curso. Ele é especialista em Projetos Internacionais da Federação Alemã de Futebol. Bauer também já atuou como técnico da Seleção Sub-17 de Moçambique e coordenou atividades para 200 jovens no Recife (PE), durante a Copa do Mundo de 2014.

“É essencial, antes de olhar para atleta ou futebolista, olhar para a pessoa. Independentemente se será um jogador profissional ou não, temos que nos preocupar com a educação e o desenvolvimento da personalidade e suas habilidades sociais”, destacou Sasha Bauer.

Para ele, todos os professores dos projetos estiveram motivados durante as aulas e levarão um grande aprendizado aos alunos. “Espero que levem novos conhecimentos para o trabalho no dia a dia. Eles conseguirão transformar vidas de forma boa e influenciar crianças e jovens para ter uma vida melhor, no futebol ou em outras áreas da vida”, completou.

A Escola Furacão, a GiZ [Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável] e a DFB [Federação Alemã de Futebol] estão trabalhando juntas na formatação de uma metodologia de ensino para os projetos das escolas oficiais do Atlético Paranaense. Sempre no mês de março ou abril, todas as sedes do Brasil recebem a metodologia do que será trabalhado durante o ano nas unidades do Clube. Em 2017, haverá uma atualização, com uma mescla do desenvolvimento do método do Rubro-Negro e do método alemão.