Skip to content
Clube

Arqueiros do Furacão comemoram Dia do Goleiro

Eles têm a dura responsabilidade de evitar a alegria da torcida e barrar o momento mágico do futebol, o gol. Talvez, por isso, os goleiros têm o que muitos chamam de ´profissão ingrata´. Mas, se eles ´fecham o gol´ podem ser ídolos dos torcedores, tanto quanto os artilheiros. Por isso, nada mais justo do que comemorar o Dia do Goleiro. A data foi criada em 1986, pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol de São Paulo.

 
 Alfredo Gottardi
 Arquivo Site Oficial

O dia 26 de abril passou a ser uma referência para os atletas de futebol que se dedicam a uma posição totalmente diferente das demais. O goleiro é o único jogador que tem o poder de parar uma partida, caso necessite de atendimento. Sem a presença de um goleiro o jogo não poderá ser iniciado ou reiniciado. Além disso, ao contrário dos artistas da bola que dependem dos pés, os arqueiros dependem mais de suas mãos e braços para o sucesso na carreira.

Pelo Furacão, já passaram grandes goleiros, como o legendário Alfredo Gottardi, o Caju, que dá o nome ao Centro de Treinamentos do Atlético Paranaense. Além da ´Majestade do Arco´, como Caju ficou conhecido, o clube teve Antônio Alves dos Santos, o Laio, que participou da equipe do Furacão de 49. Já na década de 70, contou com Altevir Salles, recordista de minutos sem sofrer gols no futebol paranaense – 1066 minutos. Nos anos 80, Roberto Costa, bi-campeão paranaense em 1982 e 83, e nos anos 90, Ricardo Pinto, da equipe campeã brasileira de 1995.

 
 Guilherme: Nova revelação no gol do CAP
 Foto: Roberto Souza / Site Oficial

Atualmente no Atlético Paranaense estão os jovens Guilherme e Vinicius e o colombiano Viáfara. Para Guilherme, que se destacou no clássico contra o Paraná Clube e também na partida contra o Atlético Goianiense, pela Copa do Brasil, é um orgulho ser goleiro. "Para mim é uma felicidade muito grande ser goleiro. Apesar da posição de goleiro ser uma posição um pouco ingrata, tentamos nos sobressair. Todos sabem que é uma posição que requer muito mais responsabilidade. Mas, tento absorver isso da melhor maneira possível e estou muito feliz em ser goleiro", comemorou Guilherme.

 
Vinicius: "Uma posição que representa uma arte"
Foto: Site Oficial

O goleiro Vinicius está no Atlético Paranaense desde 1999 e na sua opinião, todas as posições são importantes dentro de campo. "Cada posição tem a sua importância dentro da equipe, mas quem atua no gol tem uma posição diferenciada, até mesmo porque faz uma função totalmente diferente do que os jogadores de linha. Então essa é a principal diferença que faz do goleiro, como diz o Veludo (preparador de goleiros), uma posição que representa uma arte. É uma função muito importante e necessária", comentou Vinícius, que ressaltou o prazer de atuar no gol. "Para mim é muito importante pela necessidade que o goleiro tem dentro da equipe. É uma posição que chama muito a atenção da torcida e tem uma análise diferenciada dos outros jogadores dentro do time", acrescentou o jogador.

 
Viáfara: "Goleiro tem a responsabilidade do time"
Foto: Site Oficial

O colombiano Julian Viáfara é o goleiro atleticano com menos tempo de casa, porém, é o jogador da posição com maior experiência no elenco. Com 28 anos, Viáfara comentou a responsabilidade de ser goleiro e a obrigação de não falhar. "Para mim ser um goleiro significa uma paixão e um orgulho muito grande de estar em um posto onde muita gente gostaria de estar. É uma posição totalmente diferente e agradável. Porém, tem a responsabilidade do time. Além disso, você pode estar bem durante um jogo e pode errar uma jogada ou tomar um frango que todo o trabalho que você fez fica prejudicado", concluiu Julian Viárafa.