Ligga Arena

Estudantes de universidade catarinense fizeram visita técnica ao estádio atleticano

O Estádio Joaquim Américo foi o tema da aula desta quinta-feira (31) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc [Universidade do Oeste de Santa Catarina]. Vinte e cinco alunos do campus São Miguel do Oeste (SC) participaram de uma visita ao estádio, guiados pela equipe técnica do Atlético Paranaense.
 
Os estudantes conheceram todos os detalhes e receberam informações sobre a estrutura e a operação do estádio atleticano. “Como engenheiro que participou da construção do estádio e gerencia a manutenção dele hoje, pude contar para os estudantes de arquitetura um pouco da história da construção do estádio e como ele funciona em dias de eventos. Os estudantes se interessam muito sobre a cobertura, os aspectos arquitetônicos da reforma para se adequar ao caderno de encargos da FIFA e o motivo pelo qual trocamos o gramado natural pelo gramado sintético”, contou o engenheiro civil Daniel Giacomazzi.
 
Segundo o professor Nivaldir Ferreira de Lima Júnior, as informações técnicas sobre o estádio atleticano serão avaliadas e discutidas em sala de aula. “Viemos conhecer e mostrar aos alunos essa infraestrutura moderna, de um estádio novo, feito no padrão da FIFA. É um estádio único aqui na região, com soluções inovadoras e muito bonito”, afirmou.
 
A estudante Camile Prestes Giongo disse que aprendeu muito com a visita. “Foi uma experiência diferente. Futebol não é muito a minha praia, mas foi muito interessante conhecer essa estrutura, como o estádio foi projetado e como tudo funciona. E deu para perceber o orgulho de todos que trabalham aqui”, disse.