Clube

Título do Estadual de 1998 completa 20 anos; TV CAP reviverá a conquista

O dia 11 de junho de 1998 foi de muita festa para a torcida atleticana. Naquele domingo, há exatos 20 anos, o Atlético Paranaense derrotou o Coritiba por 2 a 1 e conquistou o título de campeão paranaense de 1998, o 17º troféu estadual da história do Clube. A partida decisiva foi disputada no Pinheirão e registrou o recorde de público do estádio: 44.475 pagantes.
Nos próximos dias, a TV CAP reviverá essa conquista. Inscreva-se no canal oficial do Furacão no YouTube, fique de olho nas mídias sociais do Rubro-Negro e não perca!
Campeão nos braços do povo
O Campeonato Paranaense de 1998 foi disputado por 12 equipes, teve dois turnos na primeira fase e um quadrangular, também em dois turnos. Ao final da "maratona", Atlético Paranaense e Coritiba se classificaram para a decisão, no sistema “melhor de três”.
Dono da melhor campanha ao longo da competição, o Furacão teve a vantagem de fazer os dois últimos jogos em casa. E com as obras de construção da Arena em andamento, as partidas foram marcadas para o Pinheirão.
No primeiro duelo da decisão, no Couto Pereira, Nélio marcou para o Furacão e o rival chegou ao empate aos 42 minutos do segundo tempo: 1 a 1. Na segunda partida, o Pinheirão foi o palco de uma inesquecível goleada rubro-negra por 4 a 1.
Teve gol de cabeça de Adriano Gabiru. O incrível gol olímpico “rasteiro” de Nélio, com a bola entrando entre Reginaldo Araújo e a trave. Um golaço de Luisinho Netto, no rebote de um pênalti defendido pelo goleiro Régis. E Alex Oliveira batendo por cobertura, após assistência de Perdigão, para fechar o placar.
Mesmo com a goleada, nada estava definido. O regulamento previa que uma vitória simples do Coritiba no terceiro jogo levaria a decisão para a prorrogação. Mas o Pinheirão, completamente lotado pela torcida rubro-negra, veria um novo triunfo do Furacão.
A festa atleticana começou aos 35’ do primeiro tempo. O árbitro Oscar Roberto Godói anotou um pênalti para o Coritiba. O goleiro Régis pediu para bater, mas Flávio voou no canto certo e defendeu! E apenas quatro minutos depois, o lateral Dedé soltou uma bomba em cobrança de falta e marcou 1 a 0 para o Rubro-Negro.
E logo no início do segundo tempo, saiu o segundo gol do Furacão. Em uma cobrança de escanteio do lateral Marcelo, o zagueiro Wilson subiu mais alto que a defesa rival e mandou uma pancada de cabeça, para sacramentar a vitória e o título atleticano.
O Coritiba ainda conseguiu descontar, já no final da partida. Mas a euforia da torcida rubro-negra já tinha tomado conta do Pinheirão. Após a entrega do troféu, uma grande multidão acompanhou os jogadores, que foram em um caminhão dos Bombeiros até a Baixada, fazendo a festa se espalhar pelas ruas da cidade e tomar conta da noite curitibana.
Na história: Atlético Paranaense 2×1 Coritiba
Campeonato Paranaense 1998: Final – Terceira partida
Data: 11/06/1998
Local: Estádio Pinheirão, em Curitiba
Público pagante: 44.475
Renda: R$ 456.225,00
Árbitro: Oscar Roberto Godói
Atlético Paranaense: Flávio; Marcelo, Gustavo, Edinho e Dedé; Renato, Wilson, Paulo Miranda e Adriano (Perdigão); Nélio (Gerson Caçapa) e Warley (Kelly)
Técnico: Abel Braga
Gols: Dedé, aos 39’ do 1º tempo; e Wilson, aos 7’ do 2º tempo
Coritiba: Régis; Reginaldo Araújo, Gelson Baresi, Ronaldão e Rubens Junior; Struway, Luiz Carlos, Sandoval e Claudinho (João Santos); Brandão e Macedo
Técnico: Valdir Espinosa
Gol: Sandoval, aos 41’ do 2º tempo