Clube

Com a participação da Embaixada do Furacão, Torneio Interconsular reuniu torcidas no RJ

Uma festa com torcedores de diversos times do Brasil, com torcidas rivais lado a lado, em clima de amizade e confraternização. Quem duvida que seja possível, não estava presente no Clube Fumageiros, no Rio de Janeiro, no último domingo (25).
 
A capital fluminense foi o cenário do 2º Torneio Interconsular, evento que reuniu embaixadas, consulados e confrarias de dez clubes brasileiros. E a torcida do Atlético Paranaense também esteve presente, além de torcedores de Atlético Mineiro, Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vitória.
 
O dia foi de muito futebol, churrasco e alegria. Onze times entraram em quadra na busca pelo troféu. Além dos representantes de cada um dos dez clubes, estava também uma equipe de refugiados da Síria, que são treinados por João Santos, integrante da Embaixada do Furacão. Já o torneio feminino teve a presença de quatro times.
 
Para a disputa, a Embaixada atleticana se uniu ao Consulado do Palmeiras, formando o Atlético Palmeirense. Os times dos atleticanos contaram com o apoio de um campeão brasileiro. O ex-volante Douglas Silva, que vestiu a camisa rubro-negra na histórica campanha de 2001, marcou presença no encontro e juntou sua voz à galera do Furacão.
 
“Foi muito legal. Reunimos torcedores de todos os clubes, cada um com sua preferência, todos se respeitando e sem inimizades. Com a consciência de que no esporte não tem como todos ganharem. Sempre vai haver vitoriosos e derrotados. Só quem pode ganhar sempre é a união entre as torcidas”, diz o conselheiro atleticano Leonardo Clemente, responsável pela Embaixada do Atlético Paranaense no Rio de Janeiro.
 
Leonardo conta que a confraternização entre as embaixadas e os consulados começou em dezembro de 2016. Na ocasião, os integrantes dos diversos grupos se reuniram em uma ação de solidariedade pela tragédia aérea envolvendo o time da Chapecoense.
 
Desde então, eles se reúnem com frequência. O 1º Torneio Interconsular aconteceu no ano passado, com a participação de oito embaixadas e consulados. E o pessoal não se reúne apenas nos grandes eventos. “Nos encontramos para assistir juntos aos jogos dos nossos clubes. As duas torcidas juntas, em bares da Lapa ou de Copacabana, celebrando a amizade e o respeito ao próximo”, conta Leonardo.