Clube

Conquista do título estadual de 1958 completa 60 anos nesta sexta-feira

Uma grande conquista atleticana completa 60 anos nesta sexta-feira (26). No dia 26 de outubro de 1958, o Furacão derrotou o Rio Branco, em Paranaguá, por 4 a 3, e levantou o troféu de campeão paranaense pela décima vez!
A festa rubro-negra começou no litoral e tomou conta das ruas de Curitiba. Foi a consagração de um verdadeiro esquadrão atleticano, que chegou ao título em uma brilhante campanha, com 15 vitórias em 20 jogos.
Os jogadores campeões se tornaram grandes ídolos da torcida, como William, Tocafundo, Sano, Belfari, Taíco, Gaivota, Isabelino… Craques que fizeram os atleticanos soltarem um grito que estava preso havia nove anos, desde o lendário Furacão de 1949.
Duas grandes figuras do Furacão original tiveram participação decisiva no título de 1958. O goleiro Caju e o meia Jackson fizeram parte, ao lado de Pedro Sthengel Guimarães, da comissão técnica que assumiu o time durante o campeonato e levou Rubro-Negro ao troféu.
Entre diversos jogos memoráveis ao longo da campanha, destaque para os dois clássicos contra o Coritiba. No primeiro turno, goleada atleticana por 5 a 1 na antiga Baixada, em um jogo tumultuado que teve que ser encerrado aos 28’ do segundo tempo, por falta de jogadores do rival em campo.
No segundo turno, mais uma vitória atleticana: 3 a 1, na reinauguração do Estádio Belfort Duarte, diante do maior público do futebol paranaense até então: 15.186 pagantes.
O jogo do título
O campeonato de 1958 foi disputado em dois turnos, no sistema de pontos corridos. E a grande campanha rubro-negra permitiu à equipe conquistar o título com uma rodada de antecedência. O adversário foi o Rio Branco, em Paranaguá.
Levada pela expectativa de reconquistar o troféu após nove anos, a torcida do Furacão compareceu em grande número na Estradinha e fez a festa do começo ao fim da partida.
O primeiro gol atleticano saiu logo aos dois minutos de jogo, em uma cobrança de falta de Tocafundo. Aos 25’, Tocafundo bateu mais uma falta, o goleiro deu rebote e Odilon ampliou para 2 a 0, encerrando o placar da primeira etapa.
No segundo tempo, o Rio Branco diminuiu aos 13’. Mas, aos 22’, Taíco aproveitou um cruzamento rasteiro de Agostinho e marcou o terceiro do Rubro-Negro. E aos 29’, o artilheiro Gaivota marcou um golaço, de voleio: 4 a 1! O time de Paranaguá ainda marcaria mais dois gols nos minutos finais, mas a fatura estava liquidada: 4 a 3 para o Furacão!
Na história: Rio Branco 3×4 Atlético Paranaense
Campeonato Paranaense 1958: Segundo turno – Nona rodada
Data: 26/10/1958
Local: Estádio Nelson Medrado Dias, em Paranaguá
Renda: Cr$ 50.271,00
Árbitro: Bella Rossenfeld
Assistentes: Julio Passos e Antonio Stopinski
Rio Branco: Adalberto; Bidu e Alcione; Calê, Dimas e Vilanueva; Babá, Odair, Celso, Dicesar e Ary.
Gols: Celso (13’ do 2º tempo, 41’ do 2º tempo e 42’ do 2º tempo)
Atlético Paranaense: Willian; Damião e Araújo; Belfari, Tocafundo e Sano; Agostinho, Odilon, Taíco, Gaivota e Péricles.
Comissão técnica: Jackson Nascimento, Alfredo Gottardi (Caju) e Sthengel Guimarães
Gols: Tocafundo (2’ do 1º tempo), Odilon (25’ do 1º tempo), Taíco (22’ do 2º tempo) e Gaivota (29’ do 2º tempo)
A reprodução das fotos é proibida, salvo prévia autorização por escrito do CAP.