Clube
Concentração para conquistar a vaga
O assistente técnico atleticano, Vinícius Eutrópio, é o comandante da equipe na partida deste sábado. Pelo segundo jogo das quartas-de-final do Campeonato Paranaense, o Furacão recebe a ADAP na Kyocera Arena, às 15h30, e precisa vencer de qualquer jeito. A receita, segundo Eutrópio, é a concentração da equipe nos trabalhos que começaram na última segunda-feira, logo após a derrota na primeira partida. “Logo na segunda de manhã já tentamos não nos desesperar, mas motivar a equipe. O primeiro jogo já tinha passado e nós tínhamos que começar a ganhar a semana. Fizemos o treino e tivemos uma conversa entre a comissão técnica e os jogadores em cima do que aconteceu e do que está por vir. Agora chegou a hora”, revelou.
A ausência do técnico Lothar Matthäus não deve ser um empecilho para uma vitória, já que o assistente tem comandado a equipe nos treinamentos e conhece as características dos atletas. “Ele é o técnico do Atlético e conhece a característica de todos os jogadores. Não dá para desprezar uma opinião como a do Lothar, mas eu acredito que neste momento de decisão eu tenho que priorizar a experiência na escalação”, analisou.
Vinícius acredita que agora não é mais hora de questionar quem deve comandar a equipe, mas sim, fazer de tudo para que ela vença. “Esse é o time da necessidade da vitória. A gente trabalha em conjunto, mas muito parte do que eu penso. Antes da ida dele nós conversamos para os dois jogos, então eu estou levando em consideração tudo o que foi conversado”, contou.
Na tarde desta quinta-feira, o elenco atleticano realizou um treinamento coletivo, na Kyocera Arena. A movimentação serviu para o assistente técnico tirar algumas dúvidas sobre a escalação da equipe. “No coletivo tático que fizemos ontem na Arena, treinamos duas formações. Uma mais tradicional e uma outra mais ousada”, afirmou.
Apesar das mudanças, Vinícius garante que o sistema de jogo não vai mudar. “O sistema não vai mudar, provavelmente vou optar por um sistema com segurança atrás, porque temos que ter segurança para não tomar o gol, mas também com criatividade”, acrescentou. “É isso que vamos tentar fazer no jogo e na própria escalação. Vamos fazer um balanço para que a gente não perca nem de um lado, nem do outro”, completou o assistente.
Com a ausência do lateral Jancarlos, o comandante do Atlético na partida deve escalar Cristian. “Provavelmente deva ser o Cristian. O Simão também teve a oportunidade, mas o Cristian foi um jogador que se adaptou melhor ali”, disse. Outras mudanças também devem acontecer na equipe. Com o rodízio de goleiros, chega a vez de Tiago Cardoso disputar uma partida das quartas-de-final. Já no ataque, a dúvida de Eutrópio deve acabar apenas minutos antes da partida. “Devo priorizar um pouco mais a experiência, mas ainda não tenho a resposta. O certo é que o Dagoberto já está confirmado”, revelou.
Durante a semana decisiva, o assistente técnico atleticano teve outras boas notícias. O meia Fabrício e o atacante Rodrigão já estão à sua disposição e pode ajudar a equipe na partida. “É um momento importante, primeiro pelo grupo, que sente a volta dos dois. O Fabrício é um jogador que tem carinho de todos, fora a qualidade técnica”, comemorou. Concentrados desde a última quarta-feira, os atletas sabem o objetivo que precisa ser conquistado e vão em busca do mesmo. “Num momento destes eles podiam muito bem se encolher, mas pelo contrário. Eles estão dando a cara para bater e isso demonstra que o grupo todo está em busca da classificação, sabendo da sua responsabilidade”, ressaltou.
Após o último treinamento antes do jogo, na manhã desta sexta-feira, Vinícius avaliou a semana atleticana e garante que os atletas estão prontos para o desafio. “Os treinos foram excelentes. O que a gente tinha que fazer nós fizemos e tenho certeza que nós conseguimos alcançar a concentração e mostramos a importância deste resultado na nossa vida”, finalizou.