Clube

Preparador físico analisa o grupo

“Está bom, mas ainda não é o ideal”. Essa é a análise que o preparador físico Wellington Vero faz da equipe principal do Rubro-Negro. Segundo o preparador, todos os testes físicos realizados desde a sua chegada, no final do mês de março, ajudaram a analisar cada jogador. “Os testes que fizemos serviram para conhecer o grupo. O preparo físico não estava ruim, mas ainda faltam alguns ajustes e sempre vai ser assim. A gente sempre busca a perfeição, mas sabe que isso nunca vamos encontrar”, analisou Vero.


O preparador físico realizou fortes trabalhos ao lado de Juvenilson de Souza e do assessor científico do clube, Oscar Erichsen, e acha que isso já deu resultados na Copa do Brasil. “O time esteve muito bem e o gol não saiu por ironia, mas os atletas lutaram até o final da partida”, relembrou. O Campeonato Brasileiro começa no próximo final de semana e Wellington acredita que os dez primeiros jogos serão fundamentais para a preparação dos atletas. “O grupo ainda não está no ápice e isso só vai acontecer da metade do campeonato para o final. O Campeonato Brasileiro é uma competição de alto nível e um patamar físico muito elevado. Os primeiros dez jogos serão ideais para deixar o time do jeito que queremos antes da pausa para a Copa do Mundo”, contou.


Sem apontar um ou outro jogador que se destaca fisicamente, o preparador prefere destacar todo o grupo. “Todos os jogadores estão bem. Temos que analisar o grupo todo, pois este é um esporte coletivo e não adianta apenas um jogador estar bem”, disse. Segundo o preparador, em um campeonato como o Brasileirão, às vezes é necessário mudar o tipo de treinamento, principalmente se os jogos acontecerem nos meios das semanas e nos finais de semana. “Você deixa de ser preparador físico para recuperar os atletas fisicamente. É por isso que em um grupo de 30 atletas, praticamente todos jogam. É normal que, além de cartões, alguns jogadores fiquem fora das partidas por contusões. Por isso todos os atletas precisam estar bem para jogar”, garantiu.


Segundo Wellington, o time já deixou a fase de intertemporada e agora está em um período de manutenção física. “Agora é hora de baixar o volume de treinamentos e aumentar a intensidade dos mesmos. Vamos trabalhar mais com a velocidade dos jogadores”, revelou. O elenco do Furacão tem a próxima semana para terminar a sua preparação antes do início do Brasileirão. A equipe estréia na competição no próximo domingo, quando recebe o Fluminense na Kyocera Arena, às 18h10.

Skip to content