Time

Abner pode completar 100 jogos com a camisa do Athletico Paranaense

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Você já parou para pensar o que é completar 100 jogos por um grande clube de futebol como o Athletico Paranaense? E conseguir esse feito em uma decisão de uma grande competição continental? Sim, o lateral-esquerdo Abner tem essa possibilidade neste meio de semana. E na quarta temporada dele no clube, não tenha dúvidas de que ele está bastante feliz por isso.

Uma marca que pode ser alcançada nesta quarta-feira (2), quando o Furacão enfrenta o Palmeiras pelo jogo de volta da CONMEBOL Recopa. Duelo que começa às 21h30 no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Após o empate no jogo de ida, o Rubro-Negro precisa de uma vitória simples para ficar com a taça do torneio pela primeira vez.

“Você completar uma marca como essa por um clube como o Athletico Paranaense é motivo de muito orgulho e realização”, afirma Abner. “E ter a possibilidade de completar essa marca em uma partida de disputa de título de uma competição internacional como a Recopa, parece ser algo feito pelo especialmente pelo destino. Espero que seja uma coincidência boa. E que possamos terminar essa partida com o título para o Athletico”, deseja.

Athletico Paranaense, parte da família de Abner

Abner nasceu em Presidente Prudente (SP). Passou a infância em Pirapozinho (SP), ali mesmo no Oeste Paulista. Mas deixou a casa da família ainda na adolescência, rumo às equipes de formação da Ponte Preta. Pelo time de Campinas (SP), estreou como profissional.

Chegou ao Furacão com 19 anos de idade, em junho de 2019. Adquiriu um carinho muito grande pelo Rubro-Negro. Conquistou aqui dois dos três títulos que ele tem como jogador de futebol profissional. A outra conquista foi a medalha de ouro com a Seleção Brasileira, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

“O Athletico me ajudou muito profissionalmente. Mas vejo o clube muito mais como parte da minha família”, conta Abner. “O Athletico me ajudou com coisas que talvez poucos clubes teriam me ajudado. Foi quando cheguei aqui. Meu irmão passava por um momento de saúde bastante difícil, e o Athletico se disponibilizou completamente para ajudar. Foi algo muito forte pra mim, porque não sei se eu e meus pais conseguiríamos passar sozinhos por aquele momento tão difícil. Vou levar o Athletico comigo para sempre não só pelo que me ajudou dentro de campo, mas também pelo que ajudou fora dele também”, agradece.

O apoio dentro de campo

Abner tem ainda só 21 anos de idade. E jogar uma centena de partidas em alto nível, em competições de elite no país e no continente, não é uma tarefa considerada fácil pra ninguém. Mas o jogador tem cumprido o papel muito bem em cada um dos duelos em que esteve em ação pelo Athletico Paranaense.

O lateral-esquerdo disputou sete competições diferentes pelo Rubro-Negro. Destas, chegou com o time a três finais de campeonato. Esteve em campo em mais de 8.000 minutos pela equipe athleticana. Foi titular em 87 ocasiões. Conquistou 47 vitórias e 21 empates. Marcou quatro gols.

O “scout” dele conta ainda com 11 assistências. Conta com a participação direta na construção da jogada de outros dois gols. O aproveitamento de passes raramente fica abaixo dos 80% em uma partida. E sempre é acionado pelos companheiros em campo, com uma média de quase 35 passes recebidos por jogo.

“O Athletico oferece aos seus atletas a possibilidade de trabalhar ao lado de pessoas capacitadas e extremamente inteligentes. E isso tem me ajudado muito no meu desenvolvimento dentro de campo”, conta Abner. “Acredito que melhorei muitos aspectos no meu jogo defensivo e no meu jogo ofensivo desde que cheguei aqui. E você trabalhando ao lado dessas pessoas, você vai melhorando as suas habilidades e aprendendo coisas novas a cada dia”, analisa.

Abner quer ganhar o mundo com o Furacão

Conquistar a CONMEBOL Recopa tornaria o jogo 100 de Abner pelo Athletico Paranaense ainda mais especial, certamente. Mas o jogador pensa bem além desta decisão. O jovem do interior paulista pensa em ganhar o mundo. E planeja fazer isso aqui mesmo no Rubro-Negro.

“Temos que trabalhar dentro do planejamento do clube. E todos aqui sabemos que o clube tem um planejamento de ser campeão mundial. Então, não podemos fugir dessa meta”, enfatiza Abner. “Estamos disputando grandes competições. E jogador de futebol tem sempre que buscar títulos, principalmente para ficar na história do clube que defende. Mas precisamos dar um passo de cada vez. Buscar o título de uma competição como a Libertadores, por exemplo. Porque isso representa um grande passo para esse projeto do clube. E representa muito para nós, jogadores, também”, encerra.

ABNER
Posição: lateral-esquerdo
Nome completo: Abner Vinicius da Silva Santos
Data de nascimento: 27 de maio de 2000 (21 anos)
Cidade em que nasceu: Presidente Prudente (SP)
Dominância: canhoto
Altura: 1,81m
No Athletico Paranaense desde julho de 2019

Clubes como profissional:
2022: Athletico Paranaense
2021: Athletico Paranaense
2020: Athletico Paranaense
2019: Athletico Paranaense
2019: Ponte Preta

Títulos como profissional:
2021: Campeão da CONMEBOL Sul-Americana pelo Athletico Paranaense
2021: Medalha de Ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio
2020: Campeão do Campeonato Paranaense pelo Athletico Paranaense

Jogo de estreia pelo Athletico Paranaense:
Sábado, 27 de julho de 2019
CRUZEIRO 0x2 ATHLETICO PARANAENSE
Campeonato Brasileiro de 2019 – Rodada 12
Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Começou no banco de reservas. Entrou aos 29 minutos do segundo tempo no lugar de Márcio Azevedo.

Fotos: José Tramontin e Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários