Time

Athletico vai disputar o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Mais um desafio no calendário do futebol feminino do Furacão! Entre os dias 13 e 25 de novembro, o Athletico disputará o Campeonato Brasileiro Sub-17, que será realizado em Belo Horizonte (MG).

O Athletico será representado na competição através de uma parceria com a Associação Desportiva Centro Olímpico (Adeco), de São Paulo. O clube paulista é uma das principais forças do país no futebol feminino de base.

“É uma alegria muito grande e uma honra para nós, tendo em vista o tamanho que é o Athletico no cenário do futebol. Estamos muito felizes com a possibilidade de disputar este campeonato com a camisa do Furacão”, diz o técnico Lucas Almeida.

O campeonato é organizado pela CBF, em parceria com a Federação Mineira de Futebol e a Prefeitura de Belo Horizonte. Dezesseis equipes estarão na disputa e serão divididas em quatro grupos na primeira fase.

O Furacão está no Grupo B, ao lado de Santos, Flamengo e Atlético Mineiro. Após partidas em turno único, entre as equipes do grupo, o primeiro colocado de cada chave avança para as semifinais, em jogos de ida e volta. A final será de jogo único.

“A nossa preparação foi muito boa. As meninas vêm com uma boa minutagem no ano, com várias competições. Chegamos às semifinais do Paulista Sub-17 e do Paulista Sub-15, que terminou uma semana atrás. Então, chegamos com um bom ritmo e com as meninas prontas para a competição”, afirma Lucas Almeida.

A estreia rubro-negra está marcada para as 11h do dia 13 de novembro (segunda-feira), contra o Santos, no Estádio Osvaldo Faria. Na sequência, o Athletico enfrentará o Flamengo (dia 15/11, às 14h) e o Atlético Mineiro (dia 17/11, às 8h30).

“Espero partidas difíceis, em que todos estarão tentando mostrar suas qualidades. São equipes tradicionais, clubes grandes. Partidas que estarão nos exigindo o máximo. Espero que a concentração, a dedicação e a organização tática se sobressaiam, para que a gente consiga atingir o objetivo de nos classificarmos. Sabemos que é difícil, mas vamos com esse objetivo e pontuar no primeiro jogo é importantíssimo”, ressalta o treinador.

As semifinais estão previstas para os dias 21 e 23 de novembro. A final está marcada para o dia 25 de novembro.

Histórico do torneio

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17 foi disputado pela primeira vez em 2022. O campeão foi o Internacional, que superou o Santos na decisão.

A competição é sucessora do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17, que teve três edições. Os campeões foram São Paulo (2019), Sorocaba (2020) e Corinthians (2021).

Associação Desportiva Centro Olímpico

O parceiro do Furacão na disputa do campeonato tem grande tradição no futebol feminino. A Associação Desportiva Centro Olímpico (Adeco) conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro Feminino adulto, disputado em 2013.

Outros títulos de destaque são o Campeonato Brasileiro Sub-20 (2016), Campeonato Paulista Sub-17 (2017) e Campeonato Brasuleiro Sub-17 (2017).

Atualmente, trabalha com as categorias Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11, que juntas oferecem treinamentos diários para mais de 100 atletas. O clube já teve mais de 70 atletas convocadas para a Seleção Brasileira.

A Adeco também abriga atletas e equipes de atletismo, basquete, boxe, ginástica, handebol, judô, luta olímpica, natação e voleibol.

Jogos do Furacão na primeira fase

13/11 (segunda-feira) – 11h: Santos x Athletico – Estádio Osvaldo Farias
15/11 (quarta-feira) – 14h: Flamengo x Athletico – Arena Morro das Pedras
17/11 (sexta-feira) – 8h30: Athletico x Atlético-MG – Arena Morro das Pedras

Comentários