Clube

Camisa do Athletico completa 20 anos na cápsula do tempo

Créditos: Santiago Calatrava/Divulgação

Faltam “apenas” 980 anos para o futuro conhecer o Athletico Paranaense. Há exatamente duas décadas, a camisa rubro-negra está guardada na cápsula do tempo instalada no Museu Americano de História Natural, em Nova York.

A cápsula do tempo foi fechada no dia 30 de abril de 2000. Dentro dela, objetos selecionados ao redor do mundo para representar a raça humana no terceiro milênio. Representando a paixão da humanidade pelos esportes, um único artigo: a camisa do Club Athletico Paranaense.

Confira sete curiosidades sobre a cápsula do tempo, que imortalizou o Furacão: 

Foto: Nilo Biazzetto Neto

1) O responsável por colocar o Rubro-Negro nessa verdadeira máquina do tempo foi o motorista Clóvis Luís Gonçalves. Em junho de 1999, ele trabalhava na Secretaria de Estado da Comunicação e foi encarregado de transportar pela cidade o jornalista Simon Romero, correspondente do jornal New York Times. Romero veio a Curitiba recolher sugestões de itens para serem armazenados na cápsula. Perguntado, Clóvis não teve dúvidas: indicou a camisa do Athletico.

2) Os objetos escolhidos para serem guardados por mil anos foram anunciados em dezembro de 1999. Eles ficaram expostos no Museu Americano de História Natural até o dia 30 de abril de 2000, quando a cápsula foi finalmente lacrada.

3) Curitiba foi uma das cinco cidades foram selecionadas para indicar objetos para a cápsula. As outras foram: Fountain [Colorado – EUA], Bharaptur [Índia], Mantes La-Jolie [França] e Balawayo [Zimbábue].

4) Além da camisa do Athletico, estão guardados na cápsula itens como pelos da ovelha Dolly, um frasco de penicilina, uma garrafa de água mineral, edições da New York Times Magazine, um pager, entre outros objetos selecionados ao redor do mundo.

5) Depois que foi fechada, a cápsula ficou instalada em frente a uma das entradas do Museu Americano de História Natural, na esquina da Columbus Avenue com a 79th Street, em Nova York, até julho de 2018. Devido a um projeto de expansão do museu, foi realocada para outra entrada, na 81st Street.

6) A cápsula está armazenada dentro de uma escultura desenhada pelo renomado arquiteto Santiago Calatrava, autor de projetos como a estação de metrô World Trade Center, também em Nova York, e do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Ele foi o vencedor de um concurso que teve a participação de profissionais de 12 países. 

7) A escolha da camisa do Athletico para a cápsula do tempo inspirou a segunda grande campanha de marketing do clube: “Atlético 3000, uma Paixão Eterna”. Slogan que passou a estampar as mangas da camisa rubro-negra.

Comentários