Time

Copa do Brasil Sub-17: Athletico encara decisão no primeiro jogo do ano

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

A piazada do Caju vai estrear em mais uma competição nacional! Nesta quarta-feira (8), o Athletico entra em campo no Miniestádio do CAT Caju, pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-17. O adversário será o Barra FC, às 15h.

E logo na primeira partida da temporada, o time Sub-17 do Furacão encara um confronto decisivo. A eliminatória é em partida única e quem vencer avança para as oitavas de final. Em caso de empate, a classificação será definida nos pênaltis.

Em razão de artigo do Regulamento Geral das Competições, momentaneamente não será permitido o acesso de público nos jogos no CAT Caju.

A partida contra o Barra FC será transmitida ao vivo pelo Furacão Live, a partir das 14h50, no site e no aplicativo. Clique aqui e garanta o seu acesso por apenas R$ 19,90 mensais! 

Saiba tudo sobre a preparação

O Furacão Live traz todos os detalhes do jogo da piazada rubro-negra. Clique aqui e assista agora! 

Preparação para a temporada

Em 2023, a equipe Sub-17 do Furacão será treinada pelo técnico Rodrigo Bellão. Treinador da equipe Sub-15 nas duas últimas temporadas, Bellão conhece bem a maioria dos atletas do elenco, que subiram de categoria ao final de 2021 e 2022.

“Eu trabalhei com as duas gerações do Sub-15 nos últimos anos. Hoje, tenho os que eram meus titulares há dois anos e os que eram meus titulares no ano passado. Acredito ser uma equipe forte, que está acostumada comigo e eu com eles. Acho que isso facilitou uma boa preparação”, afirma o treinador.

O jogo contra o Barra é o primeiro compromisso oficial do ano, mas o Furacão não chega despreparado para o desafio.

“Jogamos alguns amistosos, contra nossa equipe Sub-20, contra o Brusque e contra o Operário, que foram equipes que causaram muita dificuldade para nós. Estamos implantando uma ideia de jogo um pouco nova para eles, em relação a ser bem ofensivo, mas também muito competitivo já no campo de ataque. Nossa ideia é uma equipe que finalize muito a gol e não que fique tanto com a posse de bola”, revela Bellão.

Decisão na estreia

Sediado em Balneário Camboriú, o Barra Futebol Clube tem se firmado como uma das equipes mais fortes na formação de atletas em Santa Catarina. No ano passado, venceu a Copa Santa Catarina e o Campeonato Catarinense na categoria Sub-17.

“O Barra é uma equipe muito bem estruturada, que tem uma excelente estrutura física e de corpo técnico, com um investimento muito bom nas categorias de base. É uma equipe forte, que a gente conhece por já ter enfrentado há um tempo e por ver bastante jogos. Será um bom duelo, que nos dará um bom parâmetro”, diz Rodrigo Bellão.

Segundo o técnico athleticano, encarar uma partida eliminatória logo no início da temporada é uma circunstância diferente e que trará dificuldades, mas também servirá como mais uma experiência importante na formação dos jovens atletas rubro-negros.

“É uma situação inusitada para mim e para os meninos. Temos conversado muito para que eles defendam a vida neste jogo. Que seja uma boa experiência para eles em relação à competitividade. É importante que eles tenham essa vivência para que se acostumem com essa pressão que o futebol profissional também vai exercer sobre eles”, ressalta Bellão.

Fórmula de disputa

A Copa do Brasil Sub-17 conta com 32 equipes: os 27 campeões estaduais em 2022 e os vice-campeões das cinco federações melhores colocadas no ranking da CBF. O Athletico é o atual campeão paranaense sub-17. O outro representante do Estado é o Azuriz.

A competição é disputada em cinco fases. Na primeira, são 16 confrontos eliminatórios em partida única e os vencedores avançam às oitavas de final.

Nas oitavas, quartas e semifinais, os confrontos acontecem em partidas de ida e volta. A grande final será disputada em partida única.

Se passar pelo Barra, o Athletico enfrentará nas oitavas o vencedor do duelo entre Juventude (RS) e Gramadense (RS), que se enfrentam em Caxias do Sul (RS).

Ficha técnica: Athletico Paranaense x Barra FC 
Copa do Brasil Sub-17 2023: Primeira fase – Jogo único
Data: 08/03/2023 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Miniestádio do CAT Caju

Árbitro: Elvio Kertelt Legnani (PR)
Assistentes: Denise Akemi Simoes de Oliveira (PR) e Wagner Junior Bonfim Ledo (PR)
Quarto árbitro: Luiz Alexandre Fernandes (PR)

Comentários