Clube

Diretor da Formação aponta crescimento institucional e técnico do Furacão em competição nos EUA

A participação do Atlético Paranaense na Champions Division da Generation Adidas Cup Sub-17, nos Estados Unidos, terminou com a segunda colocação. E não foi só dentro de campo que o Furacão chamou a atenção. O trabalho desenvolvido nas Categorias de Formação do Rubro-Negro foi destaque.
“Tive contato com representantes de outros clubes da Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos e México. Todos ficaram impressionados com a nossa equipe, tanto pela parte técnica, quanto metodológica. Expliquei que tudo é reflexo do trabalho que acontece fora de campo”, disse Christian Hening, diretor das Categorias de Formação do Clube.
E é neste contexto que Christian ressalta a importância da participação do Atlético Paranaense em competições internacionais de alto nível. “Quanto maior o nível técnico da competição, mais alta será a exigência que o atleta terá dele mesmo em treinamento para chegar naquele nível”, afirmou.
Passar por experiências como esta trará benefícios futuros ao Clube. Grandes jogos, em grandes competições e contra grandes equipes, favorecem a formação dos atletas que defenderão as cores da equipe principal no futuro.
“Jogamos contra algumas das maiores equipes do planeta, como o Real Madrid”, disse Christian. “O atleta profissional é um reflexo do que ele foi na Formação. Converso muito com os jogadores para eles acreditarem no seu potencial. O atleta tem que ter a crença que ele é o melhor, que tem plenas condições de vencer qualquer coisa. O que ele tem que fazer é se preparar”, completou.
Para isso, todos os processos para formar cada vez melhor o jogador têm sido fornecidos pelo Clube, afirma o diretor. “Tudo isso agregará na formação do atleta. Quanto mais alto for o nível do jogo, formaremos melhor o jogador”, concluiu.