Notícia

Eles já estiveram lá! Você sabe quem são os personagens que podem reviver um grande momento na Copa do Brasil?

Foto: Miguel Locatelli/athletico.com.br Arquivo 19-09-2019

Conquistar um título de Copa do Brasil com o Athletico Paranaense. Você já parou para pensar como é viver isso dentro de campo? O goleiro Santos, os laterais Khellven e Márcio Azevedo e os meio-campistas Léo Cittadini e Nikão sabem muito bem do tamanho da responsabilidade e de tudo que uma experiência como essa representa.

Aliás, o time rubro-negro vai precisar muito deles novamente em uma missão parecida. Isto porque começa neste domingo (12) a decisão da Copa do Brasil de 2021. Campeão em 2019, o Furacão busca alcançar o bicampeonato da competição em dois desafios contra o Atlético Mineiro.

A bola rola às 17h30 do domingo no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG). O jogo da volta é na quarta-feira (12), às 21h30, no Estádio Joaquim Américo. O vencedor na soma dos placares fica com a taça. Em caso de igualdade, a decisão vai para os pênaltis após o tempo normal do jogo em Curitiba.


Márcio Azevedo recebe o abraço após a conquista da Copa do Brasil de 2019
Foto: Miguel Locatelli/athletico.com.br | Arquivo 19-09-2019

Quem já chegou e como chegou?
Neste levantamento, destacamos apenas quem jogou em pelo menos uma das duas partidas da decisão da Copa do Brasil de 2019. E Santos foi titular em ambos os duelos contra o Internacional. Aliás, o arqueiro foi o jogador athleticano com mais tempo em campo naquela campanha do título. Nosso Camisa 1 atuou em cada minuto dos oito jogos do Rubro-Negro naquela caminhada.

Márcio Azevedo e Nikão também estiveram no gramado em cada um dos 180 minutos da decisão da Copa do Brasil de 2019. Léo Cittadini é outro que foi titular tanto no Joaquim Américo quanto no Beira-Rio. E no jogo da volta, anotou o primeiro gol athleticano que abriu caminho para a vitória por 2 a 1 em Porto Alegre.


Léo Cittadini e Khellven comemoram o primeiro gol rubro-negro na final em Porto Alegre em 2019
Foto: Miguel Locatelli/athletico.com.br | Arquivo 19-09-2019

Sim, mais gente viveu aqueles dias de glória do Furacão e pode agora novamente estar com o clube em um momento tão importante. O zagueiro Thiago Heleno não disputou a Copa do Brasil de 2019, mas fazia parte do elenco athleticano à época daquela conquista.

O meio-campo Erick esteve nos dois palcos da decisão de 2019. Mas ficou no banco de reservas nos dois duelos. Mesma situação do zagueiro Lucas Halter, que segue no clube em 2021 e atualmente se recupera após passar por uma cirurgia no tendão de aquiles, em maio.


Nikão abraça a taça da Copa do Brasil de 2019
Foto: Miguel Locatelli/athletico.com.br | Arquivo 19-09-2019

Quais jogadores do Furacão e do Galo mais disputaram decisão de Copa do Brasil?
Também ficamos com essa dúvida. Por isso, fomos atrás. Desempoeiramos nossos arquivos. Pesquisamos quem mais dos atuais elencos do nosso Athletico Paranaense e do nosso adversário, Atlético Mineiro, já disputou uma final de Copa do Brasil.

Bom, aí mantivemos a mesma regra. E ela é clara: só vale quem jogou! Pode ser titular. Pode ser reserva que entrou no decorrer de pelo menos uma das partidas da decisão. Mas tem que ter jogado! Ah, sim: e pode ser por qualquer outro clube antes de o jogador defender CAP ou CAM.

Pelo lado rubro-negro, já vimos que Santos, Khellven, Marcio Azevedo, Léo Cittadini e Nikão já estiveram lá. Mas tem mais gente no time com essa experiência. O zagueiro Thiago Heleno e o atacante Pedro Rocha também já pisaram em campo durante um jogo de decisão de Copa do Brasil

Thiago Heleno foi campeão com o Palmeiras em 2012. O “General” inclusive marcou um dos gols do Palmeiras na vitória sobre o Coritiba, no jogo de ida, em São Paulo.

Pedro Rocha também marcou gol em final de Copa do Brasil. E foi justamente no Estádio Mineirão, diante do Atlético Mineiro. Foi quando o atacante defendia o Grêmio na conquista do time gaúcho, em 2016.

Pelo lado do Atlético Mineiro, o experiente zagueiro Réver conhece bem a Copa do Brasil. Disputou os dois jogos da final da Copa do Brasil de 2005, quando conquistou o título da competição pelo Paulista de Jundiaí (SP). Em 2017, também disputou a decisão, desta vez pelo Flamengo.


Pedro Rocha tem a possibilidade de em 2021 disputar a segunda final de Copa do Brasil da carreira
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br 21-10-2021

Você sabia? Craques que podem ser campeões logo na primeira vez que disputam a Copa do Brasil
Em uma decisão com duas grandes equipes, claro que não faltam grandes craques. Pois saiba que alguns deles podem levantar a taça da Copa do Brasil pela primeira vez. E isso pode acontecer logo na primeira vez que eles disputam a competição. Nada mal, né?

Pelo Atlético Mineiro, os atacantes Diego Costa e Hulk são dois exemplos. Ambos voltaram ao Brasil após longo período no futebol europeu. E agora disputam a Copa do Brasil pela primeira vez na carreira. O zagueiro argentino Nacho Fernández e seu compatriota Matías Zaracho também estrearam em 2021 em Copa do Brasil.

Já no Furacão, dois craques estrangeiros também disputam pela primeira vez a competição. Um deles é o zagueiro colombiano Nicolás Hernández, que desde agosto é jogador do Athletico Paranaense. O outro é o meio-campo David Terans, uma das referências ofensivas do CAP na atual temporada desde que chegou ao clube, em maio.


David Terans pode chegar à conquista da Copa do Brasil logo no primeiro ano que disputa a competição
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br 21-10-2021

Comentários