Time

“Espero servir de exemplo para todos de Nova Ipixuna de que nossos sonhos são possíveis”, diz Julimar

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br - Arquivo

A infância de Julimar na cidade de Nova Ipixuna, no Estado do Pará, foi marcada pelo futebol. Desde muito cedo, a bola esteve presente na vida do novo-ipixunense.

“Minha avó me conta que aos três anos de idade eu já pegava uma bola, colocava debaixo do braço e saía para brincar com as crianças mais velhas”, disse o jogador rubro-negro.

Inspirado no pai, o sonho do hoje atacante era jogar na meta. Mas o seu maior incentivador também deu uma boa dica.

“Meu ídolo na infância era meu pai, que jogava como goleiro na várzea. Até então, meu sonho também era ser goleiro, mas aos oito anos meu pai me incentivou a mudar de posição e ir para a linha”, contou Julimar.

A mudança rendeu bons frutos rapidamente. Um ano depois, ele passou a jogar em uma escolinha da cidade. Pouco depois, começou a disputar campeonatos por times da cidade vizinha de Marabá.

Mas não era fácil tentar mostrar seu talento em outra cidade. Com dificuldades para se deslocar, teve que contar com a ajuda de uma outra família para que pudesse, ao menos, disputar os jogos nos fins de semana.

“Na minha cidade não tinha muita oportunidade, mas tive muita sorte de ter pessoas que me ajudaram e acreditaram no meu potencial. Contava com a ajuda da família Sales, que me levava de carro para Marabá junto com os filhos deles”, falou o jogador.

E foi em Marabá que Julimar teve a grande chance da carreira. E aproveitou. “Em janeiro de 2015, surgiu uma peneira do Criciúma em Marabá. Tive a felicidade de ir muito bem e fui selecionado”, revelou.

A mudança para a cidade no sul de Santa Catarina foi difícil não só pela distância de mais de 3 mil quilômetros. “Foi tudo muito novo e difícil, eu não conhecia ninguém. Mas logo fui criando amizades. A maioria delas levarei para o resto da vida”, destacou.

No Criciúma, Julimar teve atuações que chamaram a atenção do Furacão e também da Seleção Sub-20. Com 18 anos, já somava 25 jogos e dois gols pelos profissionais do time catarinense. Também foi convocado para um período de treinamentos e amistosos com a Seleção Brasileira Sub-20.

“Com 17 anos, subi para o profissional. Foi uma grande alegria, um sonho realizado. Aprendi muito com os jogadores mais experientes que estavam lá”, disse Julimar. “Minha família ficou muito feliz. De onde venho, isso é muito difícil de acontecer, pelas oportunidades que nos são dadas. Espero servir de exemplo para todos de Nova Ipixuna de que os sonhos são possíveis”, completou.

Emprestado ao Athletico para a temporada 2020, ele iniciou a disputa do Estadual com a equipe de Aspirantes. Depois, foi um dos destaques e atletas que mais jogaram na campanha do Campeonato Brasileiro Sub-20, o que lhe rendeu um contrato definitivo com o Rubro-Negro.

“Chegar a um clube do tamanho do Athletico é um grande orgulho, mas ao mesmo tempo o nível de exigência aumenta. A cultura do clube também é diferente, mas com a ajuda da minha família e dos funcionários do clube eu consegui me adaptar e mostrar o meu futebol”, concluiu Julimar.

Ficha técnica: Julimar
Nome: Julimar Silva Oliveira Junior
Data de nascimento: 25/01/2001 [20 anos]
Cidade: Nova Ipixuna [Pará]
Pelo Furacão: 4 jogos [1 vitória e 3 derrotas]
Títulos: Campeonato Paranaense 2020

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br – Arquivo

Comentários