Time

Estreia da piazada! Athletico enfrenta o Grêmio nesta quinta, pelo Brasileirão Sub-20

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Está chegando a hora de mais um desafio para a Formação rubro-negra! Nesta quinta-feira (2), o Athletico inicia a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20 2023. O primeiro adversário na luta pelo título nacional será o Grêmio, às 15h, em Eldorado do Sul (RS).

Em 2022, o Furacão chegou às semifinais do Brasileirão Sub-20. Além de fazer mais uma boa campanha, o Athletico quer aproveitar o alto nível técnico da competição para aprimorar a formação dos atletas da última categoria antes do elenco profissional. 

A partida desta quinta-feira (2) será transmitida pelo canal do Grêmio no YouTube.

Ápice da formação

“Temos um elenco com um bom nível. A intenção principal é qualificar o que a gente tem, treinar nossos atletas, fazer com que tenham trabalhos diários que contribuam para o desenvolvimento deles. E montar uma equipe competitiva, que tenha um jogo coletivo bastante forte e agressivo, como o Athletico exige”, diz o técnico Juca Antonello.

Segundo o treinador, apesar de bastante jovem, o elenco rubro-negro tem muita qualidade, contando com jogadores com passagens pela Seleção Brasileira e que já foram aproveitados na equipe principal do Furacão.

“É um grupo com bastante atletas novos, mas com muito potencial. A intenção é continuar contribuindo para o desenvolvimento deles, para que consigam atingir o nível mais alto. Nestes jogos de Campeonato Brasileiro encontraremos equipes de alto nível e será um grande parâmetro para saber o que temos e o que podemos ter de perspectiva”, afirma.

Adversário conhecido

O Grêmio foi um dos adversário do Athletico na disputa da última Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. O Furacão enfrentou a equipe gaúcha na terceira fase e conseguiu a classificação com uma vitória de virada, por 3 a 2.

“Vamos encontrar um adversário que continua com bastante nível, tendo em vista que a maioria dos atletas que participaram daquele jogo estarão em campo. Ao mesmo tempo, nós também qualificamos o elenco, nos preparamos. Tivemos alguns dos nossos atletas participando da equipe principal, o que nos deixa muito felizes, porque o grande objetivo da base é esse. Temos a ambição de ir lá e fazer um grande jogo”, ressalta Juca Antonello.

Fórmula de disputa

O Campeonato Brasileiro Sub-20 é disputado pelos 20 primeiros colocados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) 2023, da CBF. O Athletico está na terceira posição na listagem.

Na primeira fase, as equipes estão divididas em dois grupos e se enfrentam em turno único, dentro de cada grupo. O Rubro-Negro está no Grupo B, ao lado de Atlético Goianiense, Bahia, Cruzeiro, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Os quatro melhores colocados se classificam. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em partidas de ida e volta. A final será em jogo único.

Sequência na competição

Após enfrentar o Grêmio, o Athletico fará sua estreia em casa na quinta-feira da semana que vem (9/3). O adversário será o Santos, às 15h, no Miniestádio do CAT Caju. Na sequência, a equipe rubro-negra enfrentará o Fortaleza, no Ceará.

Ficha técnica: Grêmio x Athletico Paranaense 
Campeonato Brasileiro Sub-20 2023: 1ª fase – 1ª rodada
Data: 02/03/2023 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Estádio Airton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul (RS)
Árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)
Assistentes: Fagner Bueno Cortes (RS) e Artur Avelino Birk Preissler (RS)
Quarto árbitro: Jonathan Giovanella Vivian (RS)

Comentários