Time

Experiência no comando! Ana Lúcia Gonçalves é a nova treinadora das Gurias Furacão

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

As Gurias Furacão têm uma nova comandante! Ana Lúcia Gonçalves, treinadora com 25 anos de experiência no futebol, vai comandar o time feminino do Athletico Paranaense em 2024.

Ana Lúcia traz ao Furacão os conhecimentos adquiridos em passagens por grandes clubes do futebol feminino. Além disso, possui licenças PRO da CONMEBOL e da CBF.

“Agradeço muito o convite. É uma honra para mim fazer parte do Furacão, deste clube imenso e dessa história maravilhosa que tem o Athletico. Minha maior motivação é paixão, o amor pelo futebol. O que pesou bastante foi a estrutura que o Athletico oferece. As condições de trabalho aqui são espetaculares. Estou empolgadíssima e muito feliz por estar aqui nesta estrutura fantástica”, diz.

Clique aqui e veja a entrevista completa na Rede Furacão!

Experiência ampla

Segundo Ana Lúcia, participar de cursos e obter as licenças foi de grande valia para sua formação, que abrange diversas áreas do esporte.

“Estar ao lado de diversos treinadores, principalmente nas licenças A e PRO da CBF, foi muito valioso e enriquecedor. Desde que eu faço cursos de futebol, sempre fui só eu de mulher. Quando fui atleta, nunca tive um treinador que me respondesse algumas questões que eu tinha dúvida. Então, resolvi ser treinadora mesmo, em todos os quesitos. Só que no feminino, não tinha ninguém que gostasse de trabalhar na área. Tive que me aperfeiçoar em treinamento de goleiros, preparação física, fisiologia, treinamento desportivo… E assim eu fui conhecendo todas as áreas e aplicando todos esses conhecimentos”, conta.

A nova técnica do Furacão também foi assistente na Seleção Brasileira Sub-20 e é instrutora na CBF Academy.

Objetivos na temporada

A equipe rubro-negra tem participação confirmada em duas competições este ano. No Campeonato Paranaense, a luta será pelo tetracampeonato. E no Campeonato Brasileiro, que tem início previsto para abril, a meta é o retorno para a Série A1.

Segundo a nova treinadora, o foco principal será voltar à divisão principal do futebol feminino nacional.

“Fazer parte dessa reformulação no centenário do clube é fantástico. Terei tempo para desenvolver o trabalho para atingir o objetivo de recolocar o Athletico na Série A do Brasileiro. O foco, o objetivo total é esse. Voltar à Série A e sermos campeãs. Estou aqui para ser campeã com as gurias”, afirma.

Para chegar lá, a proposta de Ana Lúcia é um futebol ofensivo, com ênfase na posse de bola e no protagonismo das partidas.

“Tenho uma identificação muito grande com o DNA do Athletico. Minha metodologia é um jogo apoiado, com posse de bola e muito ofensivo. Gosto muito da posse e trabalho muito o setor defensivo, obviamente, para ter essa posse. Mas gosto muito de atacar. De dar essa possibilidade de todas as atletas terem a oportunidade de chegar no gol, criar, estar sempre pisando na área para atacar. Já estou a par de todo o elenco, conheci o perfil de cada atleta e gostei muito do que vi. Acho que teremos grandes surpresas e grandes novidades”, diz.

Estrutura do Furacão

Ana Lúcia diz que a estrutura oferecida pelo Athletico para o futebol feminino foi determinante para que ela aceitasse o desafio de treinar as Gurias Furacão.

“O que vi aqui é simplesmente fantástico. Conheço muitos clubes do Brasil e nenhum se compara. A integração com a equipe masculina e as Categorias de Formação foi um ponto que me chamou muito a atenção. Não me lembro de nenhum outro clube utilizar todos os espaços de forma integrada, em todos os períodos. Achei isso sensacional”, afirma.

ANA LÚCIA GONÇALVES
Data de nascimento: 26/10/1965 (58 anos)
Cidade em que nasceu: Caconde (SP)

Clubes como treinadora:
Palmeiras
Osasco Audax
Ponte Preta
Corinthians Sub-17
Guarani

Comentários