Ligga Arena

França conquista a Liga Mundial de Vôlei no Estádio Atlético Paranaense

A disputa da Fase Final da Liga Mundial de Vôlei no Estádio Atlético Paranaense terminou com show da torcida brasileira e festa francesa. Diante de cerca de 23.500 torcedores, a França venceu o Brasil por 3 sets a 2, em um jogo emocionante e que fez ferver o Caldeirão.

Foi o segundo título da França na Liga Mundial, ambos conquistados no Brasil. Em 2015, os franceses foram campeões jogando no Rio de Janeiro. O Brasil, maior vencedor do torneio, com nove títulos, continua sem erguer o troféu desde 2010.

Mais cedo, na disputa do terceiro lugar, o Canadá venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25-18, 20-25, 25-22 e 25-21.

Sob um barulho ensurdecedor da torcida, o Brasil começou a grande decisão com tudo e ficou na frente durante todo o primeiro set. Wallace e Lucarelli foram os principais pontuadores do Brasil, que fechou o set em um ataque de Maurício Borges: 25 a 21.

O segundo set foi todo francês. Forte na defesa e no bloqueio, a França tinha em Ngapeth um pontuador implacável. O Brasil foi totalmente dominado e saiu derrotado por 25 a 15.

A emoção voltou à quadra no terceiro set. A França saiu na frente com um ace, o Brasil virou em bloqueio de Lucão. Fantásticos na defesa, os franceses passaram outra vez à frente, mas o Brasil buscou a virada de novo. Mas foram os visitantes que fecharam o set em 25 a 23.

No quarto set, a entrada do central Eder deu um novo fôlego para o Brasil. Seus bloqueios enlouqueceram a torcida e foram fundamentais para a seleção vencer por 25 a 19 e levar a decisão para o tie-break.

Com o Caldeirão quase vindo abaixo, o Brasil começou melhor, com Lucarelli, Wallace e Lucão afundando a bola na quadra francesa. Mas daí apareceu o nome do jogo e da Liga Mundial: Ngapeth. Implacável no momento mais decisivo, ele levou a França à vitória por 15 a 13 e terminou partida com incríveis 29 pontos.

Mesmo com a derrota, a equipe brasileira comemorou o sucesso do evento. “O público nos apoiou o tempo todo. Com o estádio lotado, nem o frio atrapalhou. Foi um espetáculo e espero que a gente tenha outras oportunidades de jogar aqui. Agradeço de coração a toda a torcida. Eles foram sensacionais”, disse o capitão brasileiro Bruno.

“O evento foi maravilhoso. Todas as seleções elogiaram demais e hoje foi um espetáculo incrível. Fizemos o que tinha que ser feito e só temos a agradecer o apoio da torcida, que foi sensacional”, afirmou o técnico Renan Dal Zotto.

Já para os franceses, o estádio atleticano foi o palco de uma noite de sonho. “Nós não podemos acreditar que conseguimos vencer aqui em Curitiba, diante de 25 mil pessoas. É um sentimento incrível conquistar o título aqui, contra o Brasil e diante dessa torcida espetacular. É fantástico e inesquecível para nós”, comemorou o capitão Benjamin Toniutti.