Time

Furacão goleia Grêmio Maringá e mantém os 100% no Paranaense Sub-20

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | Arquivo

Três jogos. Três vitórias. Dezesseis gols marcados e apenas um sofrido. Nada mal este início de campeonato estadual de juniores para a equipe Sub-20 do Athletico Paranaense.

Nesta sexta-feira (22), o triunfo foi fora de casa – 6 a 0 sobre o Grêmio Maringá – no encontro válido pela quarta rodada da primeira fase da competição.

Marcos André, Walace, Biro, Guilherme Back, Andrey e Emersonn anotaram os gols da Piazada do Caju na partida. O jogo, com mando de campo do Grêmio Maringá, foi realizado em Prado Ferreira, cidade no Norte do Paraná.

Classificação e resultados
Com o resultado desta sexta-feira (22), a equipe sub-20 do Athletico Paranaense chegou a 9 pontos conquistados e 100% de aproveitamento nos três jogos que fez. Assume a liderança do Grupo A do Paranaense Sub-20, ao lado de PSTC, FC Cascavel e Azuriz FC. Mas o Furacão leva vantagem no saldo de gols.

Londrina (6 pontos) e Hope Internacional (4 pontos) completam a atual zona de classificação para a próxima fase.

Mais quatro partidas completam a rodada até segunda-feira (25). No sábado (23), AA Iguaçu x Azuriz FC (15h30, em União da Vitória), Araucária EC x FC Cascavel (15h30, em Contenda), PSTC x Cianorte FC (15h30, em Prado Ferreira), São Joseense x Hope Internacional (15h30, em São José dos Pinhais). Na segunda-feira (25), Sport Campo Mourão x Arapongas EC (15h30, em Campo Mourão) se enfrentam. O Londrina é a equipe que folga na rodada.

Próximo desafio
Depois da partida de hoje, a Piazada do Caju volta a campo na próxima sexta-feira (29) pelo Paranaense Sub-20.

O desafio será contra o Hope Internacional, que está mandando as partidas no Estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo – região metropolitana de Curitiba. O jogo começa às 15h30.

Ficha técnica do jogo de hoje
Sexta-feira, 22 de março de 2024
Grêmio Maringá 0x6 Athletico Paranaense
Paranaense Sub-20 | Primeira Fase | Grupo A | Rodada 04
Local: Estádio Municipal José Aparecido de Moraes, em Prado Ferreira (PR)
Início: 15h30

Árbitro: Rayder Rodrigo Nogueira Basso (PR)
Assistente 01: Ideidy Henrique Costa (PR)
Assistente 02: Giovani José Roncaratte (PR)
Delegado da partida: Ubiratã Ferrari de Lima (PR)

Grêmio Maringá Sub-20
Willian; Matheus (Micael Fernandes, no intervalo), Felipe Brandão, Juan Henrique e Juan Augusto; Lucas Gabriel, Domini e Antônio Fernando; Kauã Vinícius, João Pedro Coelho e Hugo Amaral (Adriano Melo, no intervalo).
Técnico: Danilo Fiuza

Athletico Paranaense Sub-20
Matheus Soares; Leo Ataíde, Marcos André (João Vitor Mota, aos 27min do 2ºT), Fábio Lucas (Emersonn, aos 21min do 2ºT) e Leo Derik; Biro (Guilherme Back, aos 13min do 2ºT), Diogo Riquelme (Lima, no intervalo) e Dudu; João Cruz, Lucca (Andrey, no intervalo) e Walace (Arthur Zanella, aos 21min do 2ºT).
Técnico: Caco Espinoza
Gols: Marcos André, aos 4min do 1ºT (0x1); Walace, aos 6min do 1ºT (0x2); Biro, aos 29min do 2ºT (0x3); Guilherme Back, aos 18min do 2ºT (0x4); Andrey, aos 38min do 2ºT (0x5) e Emersonn, aos 47min do 2ºT (0x6).

Sobre o Estadual Sub-20 de 2024
A competição deste ano passa a ter um novo formato com relação aos anos anteriores, quando as fases iniciais eram regionalizadas. A disputa passa também a contar agora com zona de rebaixamento.

Para 2024, são 25 participantes. Treze clubes no Grupo A. Doze clubes no Grupo B. Na primeira fase, turno único. Jogos dentro das chaves. Os seis primeiros colocados de cada grupo vão para a segunda fase.

Athletico Paranaense, AA Iguaçu, Arapongas EC, Araucária, Azuriz FC, Cianorte, FC Cascavel, Grêmio Maringá, Hope Internacional, Londrina, PSTC, São Joseense e Sport Campo Mourão fazem parte do Grupo A.

No Grupo B, estão AA Batel, Andraus Brasil, Apucarana Sports, Clube Atlético Cambé, Coritiba, Iraty, Operário, Paraná Clube, Patriotas, Prudentópolis FC, Rio Branco, Rolândia EC.

Doze equipes classificadas para a segunda fase. Então agora, elas serão divididas em outros dois grupos. Seis equipes em cada grupo. Jogos em turno único. Depois de cinco rodadas, os quatro melhores de cada grupo vão para a terceira fase.

Detalhe importante. Essas 12 equipes que se classificaram para a segunda fase também confirmam lugar na primeira divisão do Paranaense Sub-20 de 2025.

As 13 equipes que não avançaram para a segunda fase vão para a segunda divisão do Paranaense Sub-20, que será implementada a partir de 2025.

Voltemos para 2024. As oito equipes que vieram da segunda fase começam agora as fases eliminatórias da competição.

Quartas de final, semifinal e final: todos os jogos são em ida e volta. Vence aquele que for melhor na soma dos placares. Em caso de igualdade, o desempate ocorre nas disputas por pênaltis logo após o tempo normal do jogo de volta.

Jogadores nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 podem participar do Paranaense Sub-20 de 2024. A competição está prevista para terminar em outubro ou novembro.

O campeão e o vice do Paranaense Sub-20 de 2024 conquistam uma vaga na Copa do Brasil Sub-20 de 2025. Veja aqui o regulamento completo do Estadual de Juniores.

Furacão na história do Paranaense Sub-20
O Athletico conquistou o Estadual de Juniores em seis oportunidades (1997, 2001, 2004, 2005, 2011 e 2016). Jogadores como os ídolos Fernandinho e Pablo já aturam pelo CAP na competição.

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | Arquivo

Comentários