Time

Furacão sofre revés em SP, mas disputa segue aberta na Copa do Brasil Sub-17

Foto: Rubens Chiri/ São Paulo FC

O belo gol de Juliano Santini – corte no zagueiro, depois de dominar lançamento primoroso de Kauan Stabelini quase lá da linha central. Esse tento, anotado já no final da partida. Ele deixa a disputa em aberto pela vaga nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-17.

O São Paulo teve sua chance. Em casa, abriu dois gols de vantagem. Pedro Ferreira e Otávio Polin anotaram os tentos dos paulistas no Estádio Marcelo Portugal, que fica dentro do Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, na Grande SP.

O primeiro jogo foi na noite desta segunda-feira (4). A volta será na sexta-feira (15) que vem, às 15h, no Miniestádio do CAT Caju.

O time paulista tem a vantagem de jogar pelo empate. Mas se o Furacão Sub-17 já conquistar uma vitória simples, a decisão vai para os pênaltis. Caso o Rubro-Negro construa um triunfo ainda maior, fica com a vaga já no tempo normal.

O jogo em SP
Um bom jogo, bastante equilibrado, como se espera de dois dos principais clubes formadores de atletas no país.

Como liderou o placar em mais de dois terços do jogo, o São Paulo não se expôs tanto. Só ia na boa. Deu a bola para o CAP, que trabalhou a posse e até conseguia envolver o adversário, mas sem ter oportunidades claras de gol.

Em uma delas, Gustavo Gomes teve um gol anulado no primeiro tempo. O assistente 2 apontou impedimento do Piá do Caju. Os atleticanos reclamaram muito. Lance bastante ajustado. Para quem viu o jogo pela TV, a imagem congelada da TV dá a entender que o gol foi legal e mal anulado. Vida que segue.

Pedro Ferreira abriu o placar para o SPFC em um belo chute de esquerda, aos 19 minutos da etapa inicial. Uma bela jogada de Angelo, pela direita, terminou com o gol de Otávio Polin logo nos primeiros minutos do segundo tempo. 

Penoso. Só que o Furacão não desistiu do jogo. Jamais! Ariscou-se ao ataque, mesmo que isso pudesse custar um contragolpe rápido e letal são-paulino. O gol athleticano era merecido, mas nada parecia conseguir furar as linhas defensivas adversárias. Então ele veio com a persistência e o belo arranjo da assistência de Kauan Stabelini e a conclusão de Juliano Santini.

Sim, o resultado poderia ter sido ainda melhor. E quase foi, como na grande jogada de Vitinho pela esquerda – que velocidade a dele! – finalizada por Otávio e desviada pela zaga paulista para escanteio. E já nos acréscimos, com a cobrança de falta de Kauan Stabelini, rente à trave. Mas não foi.

Quem sabe é para ser no CAT Caju.

Sobre a Copa do Brasil Sub-17
A Copa do Brasil Sub-17 é disputada pelos campeões dos estaduais sub-17 pelo país. As cinco federações mais bem ranqueadas também enviam o vice-campeão ao torneio.

Na edição deste ano, jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro 2007 podem participar.

Os jogos contam com dois tempos de 45 minutos. Cada equipe pode fazer até seis substituições durante a partida, mas só pode parar o jogo em apenas três oportunidades para essas trocas.

Depois das oitavas, as quartas de final
Os duelos das quartas de final estão previstos para 3 e 10 de abril. Eles serão definidos conforme a campanha de cada equipe classificada. Resumindo: quem tiver obtido melhor desempenho nos três jogos anteriores (três vitórias, por exemplo) vai decidir em casa e desafiar aquele adversário que avançou com mais dificuldade.

Os enfrentamentos das quartas de final já vão encaminhar também as chaves da fase semifinal da competição, que tem jogos previstos para 17 e 24 de abril.

Tanto nas quartas de final quanto na semifinal, em caso de igualdade após os dois jogos, o desempate ocorre nas disputas de pênaltis. Não há prorrogação. É logo após o fim do tempo normal da partida de volta. 

A final da Copa do Brasil Sub-17 de 2024 será em jogo único, que está marcado para 1º de maio. E será na casa daquela equipe que tiver feito melhor campanha nas quatro fases anteriores. Em caso de igualdade no tempo normal da final, disputa de pênaltis direto também.

Um pouco de história
A Copa do Brasil Sub-17 é organizada desde 2013 pela CBF. O Athletico Paranaense participa pela 11ª vez.

O melhor desempenho rubro-negro no torneio foi em 2023, quando terminou com o vice-campeonato.

Grandes nomes formados no clube, como Renan Lodi, já defenderam o Furacão em uma Copa do Brasil Sub-17. Do atual elenco principal, os goleiros Bento, Leo Linck e Mycael, o lateral Vinícius Kauê, o zagueiro Luan Patrick, o volante Christian e o meio-campo Jader também já atuaram pelo CAP na competição.

Ficha técnica do jogo de hoje:
Segunda-feira, 4 de março de 2024
São Paulo 2×1 Athletico Paranaense
Local: CFA Laudo Natel, em Cotia-SP
Início: 20h30
Público e renda: jogo com portões abertos

Árbitro: Fagson Junior dos Santos Silva (SP)
Assistente 01: Ítalo Magno de Paula Andrade (SP)
Assistente 02: Leonardo Tadeu Pedro (SP)
Quarto árbitro: Nelson Marques da Silva (SP)
Analista de campo: Renato de Carlos (SP)

São Paulo
João; Angelo (Kerlon, aos 31min do 2ºT), Igão, Hugo e Nicolas (Geovanne, aos 31min do 2ºT); Otávio Polin (Carneiro, aos 19min do 2ºT), Pedro Bezerra (Samuel, aos 33min do 1ºT) e Pedro Ferreira; Ariel (Tetê, aos 19min do 2ºT), Thierry (Gustavo, aos 19min do 2ºT) e Lucca.
Técnico: Allan Barcellos
Gols: Pedro Ferreira, aos 19min do 1ºT (1×0); Otávio Polin, aos 6min do 2ºT (2×0).

Athletico Paranaense
Murillo; Gabriel Carioca, Gabriel Feitosa, Cauã Wendell e João Vitor Disaro (Matheus Navarro, aos 26min do 2ºT); Kauan Stabelini, Kauan Pierry (Vitinho, aos 13min do 2ºT) e Gustavo Gomes; Davi Alves (Lucas Carvalho, no intervalo), Richey Rhuston (Juliano Santini, aos 13min do 2ºT), e Otávio.
Técnico: Rodrigo Bellão
Gol: Juliano Santini, aos 40min do 2ºT (2×1).

Os jogos das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-17 de 2024
Jogos de ida
Segunda-feira, 4 de março
São Paulo 2×1 Athletico Paranaense

Terça-feira, 5 de março
16h00: Maranhão x Galvez-AC
18h00: Goiás x Cruzeiro
21h30: Corinthians x Internacional

Quarta-feira, 6 de março
15h00: América-MG x Fluminense
15h00: Ceará x Sport

Quinta-feira, 7 de março
15h00: ABC x CRB
16h00: Paysandu x Amazonas FC

Jogos de volta
Terça-feira, 12 de março
15h00: Cruzeiro x Goiás

Quarta-feira, 13 de março
15h00: Internacional x Corinthians
15h00: Fluminense x América-MG
15h00: Sport x Ceará
16h00: Amazonas FC x Paysandu
18h00: Galvez-AC x Maranhão

Quinta-feira, 14 de março
15h30: CRB x ABC

Sexta-feira, 15 de março
15h00: Athletico Paranaense x São Paulo

Fotos: Rubens Chiri/ São Paulo FC

Comentários