Time

James Freitas é o novo treinador da equipe de Aspirantes do Rubro-Negro

Créditos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Um dos clubes que mais revelam novos talentos no futebol brasileiro, o Athletico Paranaense conta agora com mais um especialista no assunto para o quadro de treinadores do clube. O técnico James Freitas é o novo contratado do Furacão e assume o comando técnico do time rubro-negro de Aspirantes.

“Chego ao Athletico Paranaense para integrar o bom trabalho que já é feito aqui no clube”, afirma James Freitas. “Quando olho para o Athletico, penso muito na identificação do seu torcedor com o clube. O torcedor do Athletico gosta de um jogo mais vertical, de um jogo competitivo e intenso. E eu me identifico com essa filosofia de jogo”, destaca.

Já no CAT Caju e em trabalho conjunto com as demais áreas do clube, o novo treinador inicia na próxima semana as atividades com o elenco de Aspirantes do Athletico Paranaense. Trabalhos que vão dar início à pré-temporada para a disputa do Campeonato Paranaense de 2022 e, claro, colaborar para formar novos talentos ao elenco principal nesse processo de transição dos atletas.

Paulo Miranda, James Freitas, Paulo Autuori e Rafael Andrade acompanham treinamento da equipe principal

“O Athletico sempre se notabilizou não por apenas ter uma estrutura física com ótimas instalações para o desenvolvimento do trabalho, mas também pelo capital humano e intelectual que o clube dispõe”, afirma James Freitas. “Inclusive estou surpreso com o nível de avanço que o clube tem em determinados processos. O convívio com a tecnologia é diário aqui dentro. O clube tem toda uma preocupação para que o atleta se desenvolva da melhor forma possível e carregue com ele os valores do clube. E isso é fundamental. Algo que nunca vi em outro lugar igual”, completa.

A carreira de James Freitas

James Freitas tem 53 anos de idade. É gaúcho de São Lourenço do Sul, cidade cerca de 200 km ao sul da capital Porto Alegre. Formado e pós-graduado em Educação Física pela UFRGS [Universidade Federal do Rio Grande do Sul], iniciou a carreira no esporte como preparador físico no São José (RS).

Mas ficou na função por pouco tempo. Saiu justamente para realizar o sonho profissional em atuar mais no trabalho técnico e montagem das equipes no campo. Mudança que deu muito certo. Em 2000, James Freitas já era o treinador da equipe de futebol feminino do Grêmio. Hoje já são mais de duas décadas de experiência no esporte em uma carreira que nunca parou de crescer.

“Amadureci ao longo dos anos. Trago boas influências de bons profissionais com quem trabalhei. E hoje entendo como um processo pode ser idealizado dentro do futebol. Também acredito que é importante você se moldar à filosofia do clube em que você está trabalhando, aquilo que o clube tem como essência”, enfatiza.

Uma referência na formação de atletas

James Freitas trabalhou tanto com elencos de base como com elencos principais durante toda a carreira. Passou por clubes como Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Fluminense e Palmeiras. Trabalhou ainda em Bahia e Juventude (RS).

Chega ao Athletico Paranaense após ter atuado ainda ao lado de profissionais de destaque como Paulo Autuori, Mano Menezes e Roger Machado.

James participou diretamente na revelação vários talentos para o futebol nacional. A lista de atletas é repleta. Vai do gol ao ataque. Os mais recentes são o volante Arthur, jogador que hoje defende a Juventus, da Itália. O meio-campo Fred, do inglês Manchester United e da Seleção Brasileira. O atacante Douglas Costa, outro que já atuou pela Seleção e que teve grande destaque no futebol europeu antes de voltar a atuar aqui no país.

James Freitas participou ainda da formação dos atacantes Pedro Rocha e Renato Kayzer, que hoje atuam pela equipe principal do Athletico Paranaense.

“A equipe de Aspirantes é mais uma importante etapa no processo de formação do atleta”, destaca James Freitas. “O Athletico Paranaense tem como característica disputar competições profissionais com jogadores ainda em processo de formação. E isso é um atrativo, pois desafia o atleta. Ele se desafia a conseguir rendimento. Colabora para que ele possa adquirir experiência e tenha possibilidade de conquistar seu espaço na equipe principal”, analisa.

Ficha técnica: James Freitas
Treinador da equipe de Aspirantes do Athletico Paranaense
Nome completo: James Francisco Freitas Iahnke
Data de nascimento: 16 de agosto de 1968 (53 anos)
Cidade em que nasceu: São Lourenço do Sul (RS)

Como auxiliar técnico e treinador de equipes principais:
2021: Fluminense
2021: Bahia
2020: Bahia
2020: Atlético Mineiro
2019: Atlético Mineiro
2019: Cruzeiro
2018: Palmeiras
2017: Cruzeiro
2016: Grêmio
2015: Grêmio
2011: Guaraní (Paraguai)
2011: Luverdense (MT)
2009: Juventude

Como auxiliar técnico e treinador de equipes de base:
2015: Grêmio Sub-20
2014: Grêmio Sub-20
2013: Grêmio Sub-20
2013: Juventude Sub-20
2012: Juventude B
2012: Juventude B
2010: Internacional Sub-20
2009: Juventude Sub-20
2009: Juventude Sub-17
2008: Juventude Sub-17
2008: Grêmio Sub-17
2007: Grêmio Sub-17
2006: Grêmio Sub-17
2005: Grêmio Sub-17
2004: Santa Cruz (RS) Sub-20
2003: São José de Cachoeira (RS) Sub-20
2002: Brasil de Farroupilha Sub-20
2001: Internacional Sub-17

Como treinador no futebol feminino
2000: Grêmio

Comentários