Clube
“Meu Atletiba Inesquecível”: Vitória em 2002 é o clássico mais marcante para Alessandro

Mais uma edição do maior duelo do futebol paranaense se aproxima [dia 10 de setembro, no estádio atleticano] e a série de matérias “Meu Atletiba Inesquecível” continua no Site Oficial. Ex-jogadores que vestiram a camisa rubro-negra e que hoje trabalham no Clube recordam os clássicos com o rival que mais marcaram as passagens pelo Furacão.
O lateral-direito Alessandro jogou pelo Rubro-Negro entre 2000 e 2004 e também em 2015. Atualmente, trabalha na Formação do Atlético Paranaense. E bons momentos não faltam para o camisa 2 do time campeão brasileiro de 2001, que em seu período no Clube chegou à Seleção Brasileira.
Contra o Coritiba, o jogo mais lembrado por Alessandro é um confronto pelo Brasileirão de 2002. Como aconteceu em inúmeras vezes, ele participou da jogada decisiva, ao lado da dupla de ataque que havia conquistado o Brasil no ano anterior.
Incendiando o Caldeirão
“Em 2002, na Baixada, nós ganhamos de 1 a 0, com um gol do Kléber”, lembrou Alessandro. “Eu iniciei a jogada. Toquei para o Alex Mineiro, que entre três zagueiros deles conseguiu dar o passe para o Kléber. E saiu o gol da vitória. Foi um Atletiba muito disputado, que a nossa equipe jogou em alto nível e conseguiu sair com a vitória”, completou.
Veja também:
> "Meu Atletiba Inesquecível": Kelly relembra final e título rubro-negro em 2000
“Atletiba é sempre diferente. É um jogo que requer bastante atenção, garra e determinação. Às vezes, foge um pouco da técnica e vai para a superação. A rivalidade é muito grande e isso faz um jogo diferente, porque mexe com os jogadores, os clubes e toda a cidade”, acrescentou o ex-lateral.
Foco na vitória
Agora integrante da Formação do Clube, Alessandro destaca os caminhos para um bom desempenho em um clássico como o Atletiba.
“Quando se joga um clássico da grandeza de um Atletiba, tem que ter muita atenção. É um jogo que é definido em detalhes. Tem que ‘se inflamar’. Vestir a camisa mesmo, com raça e determinação, além de jogar com inteligência. Tem que estar 100% focado para não ser surpreendido”, ressaltou.
Na história: Atlético Paranaense 1×0 Coritiba
Campeonato Brasileiro 2002: 20ª rodada
Data: 26/10/2002 [sábado]
Local: Estádio Joaquim Américo Guimarães
Árbitro: Francisco Carlos Vieira
Público: 13.551
Atlético Paranaense: Flávio; Alessandro, Rogério Corrêa, Igor e Ivan (David); Douglas Silva, Cocito, Kleberson e Adriano; Alex Mineiro (Reginaldo Vital) e Kléber (Dagoberto).
Técnico: Abel Braga
Gol: Kleber, aos 13’ do 1º tempo
Cartões amarelos: Cocito e Adriano
Coritiba: Fernando; Reginaldo Araújo, Picoli, Edinho Baiano (Sérgio Manoel) e Adriano; Danilo, Roberto Brum, Tcheco (Williams) e Lúcio Flávio; Lima (Jabá) e Da Silva.
Técnico: Paulo Bonamigo
Cartões amarelos: Da Silva, Roberto Brum, Danilo, Tcheco e Sérgio Manoel
Cartão vermelho: Danilo