Clube

Nota oficial sobre acusação de aliciamento

O Club Athletico Paranaense vem publicamente manifestar surpresa e indignação em face da acusação de aliciamento proferida pelo Botafogo de Futebol e Regatas a respeito de atleta menor de idade (13 anos), na última terça-feira (7), por meio de seu site oficial.

A acusação do Botafogo, lamentavelmente, carece de precedentes verídicos, éticos e legais, sobretudo por ignorar o conteúdo normativo do Movimento de Formação do Futebol Brasileiro (MFFB) e da legislação brasileira pertinente à espécie.

É importante registrar que a proteção contratual jurídico-desportiva de atletas maiores de 12 anos de idade e, por evidência, sem contrato de formação, é condicionada a prévio registro perante o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Somente por este expediente é que se dá conhecimento da regularidade legal e federativa do atleta perante terceiros.

Aliás, recentemente, o próprio Athletico Paranaense teve um atleta na mesma faixa etária, com participação em algumas súmulas de jogos pelo CAP, que optou livremente por seguir a sua iniciação desportiva em outro grande time, sem qualquer alegação de aliciamento pelo nosso Clube, simplesmente por observar e respeitar a legislação e as normas do MFFB.

No caso em questão, a própria família do atleta menor manifestou interesse em conhecer o projeto e a estrutura do Athletico Paranaense para formação desportiva, já visando a iniciação autorizada por lei, a partir dos 14 anos de idade. A partir daí, o CAP tomou a devida cautela de checar o BID/CBF. Certificando-se que não constava qualquer registro do atleta em nome do Botafogo ou de qualquer outro clube, assim como a alegação da família de que não havia registro, contrato ou até mesmo bolsa-auxílio em seu favor, convidou-o a conhecer as instalações, optando este por aqui firmar e iniciar sua formação desportiva. Não há o que se falar em aliciamento ou qualquer tipo de ilegalidade na conduta do CAP.

Diante deste esclarecimento, o Athletico Paranaense lamenta profundamente a nota publicada pelo Botafogo. Além de expor de maneira imprópria a imagem de um menor de idade, deturpa os fatos de maneira totalmente nefasta, em uma clara tentativa de coagir o atleta e o nosso Clube.

O Athletico Paranaense condena a difamação promovida pelo Botafogo e reafirma seu rígido compromisso com a lei e com ética na formação desportiva.

Presidência

Comentários

DANIEL PALHANO
4 anos

Excluir
Alguns dirigentes e torcedores adversários não aceitam ver o Club Athletico Paranaense se tornar gigante em todos os aspectos (o Athletico respeita o futebol) e aí produzem difamações contra o Furacão. Mas não tem problema, e o que vem debaixo não atinge o Athletico, pelo contrário, é atingido pelo Furacão! Obs: Muitos clubes grandiosos e dirigentes extremamente competentes, respeitam o Atlhletico Paranaense e sua e evolução extraordinária no futebol, porém, alguns ainda insistem em odiarem o Furacão. Estão perdendo tempo!

PAULO DE TARSO GONÇALVES
4 anos

Excluir
Só esperamos que esse jornaleco Triburra, aí de Curitiba, proporcione agora o mesmo destaque que deu ontem sobre o ''aliciamento'', relatando e registrando a verdade dos fatos.

MARCIO PALACIO
4 anos

Excluir
Diante dos fatos é lamentável a postura do Botafogo. Se este garoto é tão promissor assim, porque não registrou no BID?