Clube

Paulo Miranda passa confiança e experiência em palestra aos atletas da Iniciação do Rubro-Negro

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Você sabe. Para quem está começando no futebol, todo aprendizado é muito importante para seguir firme no sonho de um dia se tornar profissional. E melhor ainda quando esse aprendizado chega por meio de bons exemplos, como no contato com grandes jogadores e personalidades do futebol.

Foi assim com os jovens talentos da Iniciação do Athletico Paranaense, que puderam admirar os feitos e aprender um pouco mais com Paulo Miranda, em palestra realizada no CAT Caju. Um encontro que contou com o olhar atento de 100 meninos.

Paulo Miranda é um nome conhecido de todo torcedor athleticano – e pelo que se viu na palestra, muito conhecido também pela garotada esperta que esteve no evento. 

Bom, você se lembra. Mas nunca nos cansamos de lembrar do talento de Paulo Miranda. Volante ambidestro, dono de grande visão de jogo e habilidade. Que esbanjou talento nos gramados com a camisa do Furacão entre 1997 e 1998. E esta passagem pelo clube do coração dele foi marcante, com o a conquista Paranaense de 1998. Competição que o Rubro-Negro não vencia há oito anos até então. Outros tempos.

Como jogador profissional, Paulo Miranda acumulou mais de dez título em competições de alto nível. Atuou ainda por outras das principais equipes do futebol brasileiro, além de passagens por clubes de Europa e Estados Unidos. Também serviu o Brasil Sub-20 durante a preparação do time brasileiro que mais tarde conquistaria o Sul-Americano da categoria na Colômbia (1992) e o Mundial na Austrália (1993).

Paulo Miranda encerrou a carreira como atleta profissional em 2010. Três anos depois, já trabalhava como treinador de futebol. Desde 2018, é gestor técnico do Athletico Paranaense e vive com o Furacão um dos períodos mais dourados do clube, tanto em termos de gestão quanto em conquistas.

Uma história que foi destacada pelo próprio Paulo Miranda na palestra aos jovens talentos do clube. E a meninada interagiu bastante ainda com perguntas ao ídolo athleticano, em mais de uma hora de evento. As dúvidas eram as mais criativas. Desde qual chuteira o ex-volante preferia usar em campo até sobre aspectos técnicos do jogo dele.

Mas o principal legado do dia foi ainda mais importante que isso. O tema da palestra foi sobre como uma oportunidade pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. Paulo Miranda deixou isso bem claro na cabeça dos jovens, principalmente quanto à responsabilidade deles em estar em um clube como o Athletico Paranaense. Uma oportunidade e tanto, ressaltou.

Filho de família humilde, Paulo Miranda chegou a trabalhar durante boa parte da infância recolhendo lixo reciclável nas ruas curitibanas antes de ter a oportunidade de seguir a vida e crescer no futebol. Cresceu e venceu. Deu a ele e à família dele um outro rumo, uma nova história.

Paulo Miranda aproveitou a oportunidade que teve. Tratou o futebol e a vida com respeito. Inclusive na função que exerce atualmente, é um dos mais respeitados no futebol brasileiro. Hoje novamente no Athletico Paranaense, contou um pouco desse legado aos jovens do clube.

A palestra foi realizada na última semana, em um dos auditórios do clube no CAT Caju. Fez parte de uma das atividades da garotada, que, além de jogar futebol, tem uma série de atividades culturais para estimular o desenvolvimento em diversas frentes.

Meninos que estão se preparando, crescendo com um carinho e identificação especial com o Athletico Paranaense. Jovens que certamente serão vistos num futuro próximo honrando a camisa do Furacão em conquistas cada vez mais expressivas.

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários