Clube

Recorde de invencibilidade do goleiro atleticano Altevir completa 40 anos

Um recorde histórico do futebol paranaense completa 40 anos. No dia 28 de agosto de 1977, o goleiro Altevir Sales, do Atlético Paranaense, ficou 1.066 minutos sem sofrer gols. Foram 11 partidas completas com a meta invicta, além de uma prorrogação de 30 minutos.
 
A sequência imbatível de Altevir, a maior já registrada no Paraná, durou mais de dois meses. Ele sofreu um gol aos 14’ do primeiro tempo no empate em 1 a 1 com o União Bandeirante, no dia 21 de junho. Depois, só voltou a ter sua meta vazada no dia 28 de agosto, diante do Grêmio Maringá, aos 16’ do primeiro tempo, em um gol contra do zagueiro Belga.
 
 

Recordações
 
“Tínhamos um bom time, que não fazia muitos gols, mas contava com uma defesa sólida”, lembrou Altevir, em entrevista ao Site Oficial. “Isso ajudou bastante. Mas para um goleiro passar tanto tempo invicto, precisa estar muito bem tecnicamente e fisicamente. E também ter sorte”, completou.
 
O ex-goleiro atleticano recorda alguns lances que ficaram marcados durante aquela sequência. “Tivemos três pênaltis contra. Eu peguei um e dois foram na trave. Em outro jogo, estávamos vencendo por 1 a 0 e já no final saí jogando com o Cláudio Deodato. Naquela época, podia pegar com a mão a bola recuada, mas ele quis driblar e perdeu. Saí correndo para fechar o gol, o atacante deles chegou batendo e consegui tirar com o bico da chuteira”, contou.
 
 

Maratona
 
Naquele ano, o campeonato teve dois turnos na primeira fase. Depois, um octogonal, também em ida e volta, e finalmente um quadrangular decisivo. “Eram muitos jogos e fizemos dezenas de clássicos. Apenas contra o Coritiba foram seis partidas e sofremos apenas dois gols”, destacou Altevir.
 
A sequência de Altevir ajudou o Atlético Paranaense a vencer o segundo turno do octogonal e se classificar para o quadrangular final. No primeiro jogo da fase decisiva, saiu o gol que quebrou a invencibilidade. “O atacante Itamar chutou. Eu fui na bola, mas o Belga deu um carrinho e acabou desviando para dentro do gol”, afirmou.
 
O Grêmio Maringá venceu o primeiro turno do quadrangular e garantiu uma vaga na final, quando derrotou o Coritiba e ficou com o título. O Furacão terminaria o campeonato na terceira posição. “Não ganhamos o título, mas aquela sequência invicta marcou. Ainda bem que foi pelo Atlético”, disse Altevir, que defendeu outros oito times ao longo da carreira.
 
 

Partidas da sequência invicta de Altevir

25/06/77 – Atlético Paranaense 1×0 Londrina

29/06/77 – Atlético Paranaense 6×0 Mourãoense

03/07/77 – Coritiba 0x0 Atlético Paranaense

10/07/77 – Atlético Paranaense 1×0 Colorado

13/07/77 – Atlético Paranaense 0x0 Matsubara

17/07/77 – Iguaçu 0x0 Atlético Paranaense

20/07/77 – Atlético Paranaense 0x0 Coritiba – Prorrogação: Atlético Paranaense 1×0

31/07/77 – Atlético Paranaense 0x0 União Bandeirante

07/08/77 – Matsubara 0x1 Atlético Paranaense

14/08/77 – Colorado 0x0 Atlético Paranaense

17/08/77 – Atlético Paranaense 1×0 Iguaçu

Skip to content