Vídeos

Retrospectiva Furacão: O impacto de Gastón Benavídez na temporada 2025

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Em sua primeira experiência fora da Argentina, Gastón Benavídez rapidamente assumiu um papel de protagonista no Rubro-Negro.

O camisa 29 chegou em momento difícil do Furacão na temporada e ajudou a mudar a história do Athletico no Campeonato Brasileiro da Série B. 

Assista, abaixo, ao primeiro vídeo da #RetrospectivaFuracão de 2025. Veja também, na sequência, os principais trechos do bate-papo.

Chegada em um momento de instabilidade

Benavídez foi anunciado no dia 15 de julho de 2025.

Naquele momento, o Athletico ocupava a oitava colocação da Série B, com 23 pontos após 16 rodadas.

A estreia do lateral veio três jogos depois, contra o América Mineiro, fora de casa. Ao final da rodada, o Furacão estava na 11ª posição, com 25 pontos conquistados.

“Eu me lembro de um treino aqui na Arena. Quando saio do estádio, havia torcedores esperando para reclamar sobre o momento”, relembrou. “Eu cheguei em um momento esquisito. Mas por sorte, o futebol tem dessas. Hoje estar bem, amanhã estar mal. Ou estar mal, e amanhã estar bem”, completou.

Os números de Benavídez

Desde a estreia, Benavídez se consolidou como peça importante na equipe. Além de atuar na lateral direita, ele também foi utilizado como zagueiro em momentos importantes da temporada.

O lateral esteve em campo em 23 partidas de 2025, totalizando 1.891 minutos em campo. Foram três assistências e um gol marcado.

A primeira participação em gol foi no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Benavídez deu a assistência para o gol de Viveros, fundamental para a classificação rubro-negra. 

Adaptação ao futebol brasileiro

Antes do Athletico, Benavídez só havia atuado no futebol argentino. Apesar de nunca ter jogado fora de seu país, sua adaptação ao Brasil foi imediata.

“Meus companheiros e a comissão técnica me brindaram com muita confiança. Por isso, eu me adaptei rápido ao futebol do Brasil. Quando eu cheguei, havia dois argentinos: Zapelli e Esquivel. Eles me ajudaram muito na adaptação. Há também muitos ‘gringos’ e isso também ajuda”, destacou.

Momentos marcantes na campanha do acesso

A arrancada do Rubro-Negro rumo ao acesso teve muitos momentos marcantes. Para Benavídez, o principal deles foi a vitória diante do Goiás, fora de casa, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 

“Era um jogo que dizia muitas coisas. Marcaria nosso futuro. Se ganhássemos, voltaríamos ao G4. Se perdêssemos, teríamos mais um ano na Série B. Não seria fácil para nós, nem pra ninguém”, ressaltou.

Outro momento marcante para o camisa 29 foi a partida diante da Ferroviária, pela penúltima rodada. O Furacão saiu atrás do placar, em uma falha do goleiro Santos. Naquele momento, Benavídez protagonizou uma das principais cenas do Athletico na Série B. 

Logo após o gol, ele buscou a bola para reiniciar o jogo e incentivou a equipe.  

“Era uma final, uma guerra para nós. Sabia que faltava muito tempo (para o jogo acabar) e do nível dos jogadores que tinha ao meu lado. Poderíamos fazer mais. Queria passar isso, para não jogarmos a toalha e seguirmos lutando até o final. E quando se luta, há recompensa”, concluiu. 

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Skip to content