Clube

A batalha de 1945! Oitavo título do Furacão completa 75 anos

Créditos: Arquivo Site Oficial

Athletico e Coritiba na final do campeonato… Decisão em três jogos. Confusão dentro e fora de campo. Trezentos minutos de futebol. Quinze bolas na rede. Desempate na prorrogação. E o Furacão campeão!

Esse roteiro épico, quase mitológico, foi realidade na decisão do Campeonato Paranaense, há 75 anos. O título estadual de 1945 foi o oitavo na história rubro-negra e certamente um dos mais emocionantes.

A primeira partida, disputada na casa do rival, terminou com vitória deles, por 2 a 1. Revoltada com a arbitragem, parte da torcida rubro-negra pôs abaixo a cerca que separava o campo das arquibancadas e invadiu o gramado.

O segundo jogo foi na Baixada. E com 30 minutos de jogo, o Furacão vencia por 3 a 0, com gols de Guará, Cireno e Lilo. O Coritiba diminuiu ainda no primeiro tempo e chegou ao empate logo no início da segunda etapa.

O Athletico reagiu e conseguiu ficar novamente na frente, com um gol de Guará. O Coritiba novamente empatou. E Cireno, com um golaço de falta, marcou 5 a 4 para o Furacão!

No final do jogo, uma confusão que começou em campo, com Cireno e Neno expulsos por uma troca de agressões, se espalhou para a arquibancada. E foi a vez da torcida do Coritiba derrubar a cerca e invadir o campo.

Com uma vitória para cada lado, o regulamento apontava para uma terceira partida. E um sorteio definiu que ela seria realizada no estádio do Coritiba, o Belfort Duarte.

No dia 30 de dezembro de 1945, uma multidão se espremeu para assistir o desfecho de toda aquela saga. E viu o Athletico abrir o placar aos 23’ do segundo tempo, com Lilo. Mas o adversário novamente buscou o empate e o tempo regulamentar terminou em 1 a 1.

Após três partidas, ainda seria necessária a prorrogação para definir o campeão estadual. E aos 7 minutos do tempo extra, Lilo lançou na ponta esquerda para Xavier, que avançou, invadiu a área e, na saída do goleiro Miro, tocou por cobertura, no ângulo!

Era o gol do campeonato! Explosão em vermelho e preto no campo do rival. As comemorações seguiram noite adentro e continuaram durante todo o mês de janeiro, terminando com um grande baile no Cassino do Ahú.

Toda festa era pouca para celebrar o time campeão. Especialmente o herói Xavier, os artilheiros Lilo e Guará, os craques Jackson e Cireno e a “Majestade do Arco”, Caju, apontado pela imprensa como o grande destaque da decisão.

Ficha técnica: Coritiba 1 x 2 Athletico Paranaense
Campeonato Paranaense 1945 – Final – Jogo 3
Data: 30/12/1945
Local: Estádio Belfort Duarte, em Curitiba (PR)
Público pagante: 8.511
Renda: Cr$ 40.021,00
Árbitro: Arthur Cidrin (SP)

Coritiba: Miro; Fedato e Lauro; Tonico, Cartola e Adão; Baby, Merlin, Neno, Camarão e Altevir.
Gol: Neno

Athletico Paranaense: Caju; Zanetti e Augusto; Joaquim, Nillo e Nonô; Xavier, Jackson, Guará, Lilo e Cireno.
Gols: Lilo e Xavier

Comentários