Clube

Com presença de observadores do Athletico, Mané Garrincha sedia evento para revelar talentos selecionados via aplicativo

Tem novidade em campo! No dia 16 de abril, uma das arenas que recebeu jogos da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha, será palco de uma seletiva inovadora. Jovens atletas previamente selecionados por meio de
algoritmos ganharão a oportunidade de mostrar seus talentos a observadores técnicos de todo o país. O Athletico Paranaense é um dos que já tem cadeira confirmada no evento. Os melhores jogadores de futebol foram ranqueados a partir dos desafios lançados pelo aplicativo LinkSports, que chegou recentemente ao Brasil com o intuito de incentivar a prática esportiva e dar visibilidade a atletas amadores que sonham com uma carreira profissional. 

Para o diretor de Projetos e Parcerias do Athletico, Marcelo Teixeira, a plataforma é uma iniciativa importante e que amplia as oportunidades de contratação no segmento. “Acreditamos que esse tipo de solução pode colaborar com a busca por atletas que estão fora do nosso radar. Nossa participação no evento é para apoiar e incentivar um caminho de transparência e maior acesso ao futebol profissional para jovens de todo o país”, pontua.

A expectativa é receber até mil pessoas no evento do dia 16, entre crianças, adolescentes, pais e convidados do cenário do futebol brasileiro. “Nossa ideia é promover a oportunidade para que parte dos talentos do aplicativo ganhem visibilidade ao colocá-los em contato direto com os observadores técnicos de grandes clubes do Brasil. Queremos mostrar que existe um caminho para crianças e adolescentes que querem ser profissionais no futebol e não sabem por onde começar ou como ganhar exposição”, explica Fernando Augusto Cury, diretor de comunicação da LinkSports no Brasil. 

Aplicativo é opção tanto para carreira quanto para desafios esportivos informais 

Segundo o diretor, o app da LinkSports oferece uma opção concreta tanto para quem quer seguir carreira, quanto simplesmente celebrar sua paixão pelo futebol. “A plataforma entrega um sistema de pontuação eficiente, universal e divertido, baseado em dados verificáveis, permitindo a comparação de diversos parâmetros entre atletas de faixa etária similar”, explica.

Ao indicar exercícios de velocidade, drible, passe e finalização criados por especialistas técnicos, o aplicativo, que tem acesso gratuito para jovens de qualquer lugar do país, contempla uma análise 360° do atleta e fornece elementos para que observadores avaliem e selecionem quem são os melhores para participarem de eventos como o que acontecerá no Mané Garrincha. A primeira seletiva será entre jovens cadastrados no app e monitorados em eventos locais em Brasília nos últimos meses, mas a ideia é ampliar a oportunidade para outras regiões a partir do evento do dia 16. “Estamos validando algumas ideias importantes do nosso modelo de atuação, considerando a lógica do aplicativo e essa proposta de visibilidade e aferição de dados”, aponta Cury.

O aplicativo não tem limitações para cadastro. Basta que o jovem interessado o baixe no celular, faça seu perfil e passe a participar dos desafios sugeridos. Os vídeos serão analisados pelo corpo técnico da LinkSports e os melhores jogadores serão
convocados pela empresa para irem aos eventos, junto aos seus responsáveis legais.

Em um país onde mais de 38 mil jogadores atuam em categorias não-profissionais nos clubes de futebol do Brasil, segundo dados de 2019 da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a expectativa dos executivos da LinkSports é simplificar o caminho de quem pretende se dedicar à carreira profissional ou apenas celebrar a paixão pelo esporte. 

Serviço: 1ª Seletiva LinkSports de Futebol Feminino e Masculino 
Data: 16 de abril de 2022
Horário: 10h
Local: Estádio Nacional de Brasília (DF) – Mané Garrincha
Ingressos: entrada franca para convidados, atletas e acompanhantes, imprensa e observadores técnicos

Sobre a LinkSports

A LinkSports foi fundada no Canadá pelo empresário Neissan Mondjem e tem a missão de incentivar o esporte e dar visibilidade a atletas que sonham em ingressar em times profissionais. Por meio de um aplicativo que atua via algoritmos e um sistema de pontuação baseado em dados, a plataforma da LinkSports indica treinos, lança desafios e ranqueia profissionais com os melhores resultados em diversos parâmetros para que tenham a oportunidade de exposição junto à indústria esportiva – observadores técnicos, patrocinadores e clubes – ou simplesmente de participarem de uma interação coletiva com apaixonados pelo esporte. O app da LinkSports está disponível de forma gratuita no Brasil para o futebol e em breve irá ampliar sua atuação, incluindo o basquete, hockey e outras modalidades esportivas, além de abranger outros países ao redor do mundo.

Comentários