Time

Conquista do Campeonato Estadual de 1940 completa 80 anos

Créditos: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Ao longo de 106 anos, o Campeonato Paranaense teve diversas fórmulas de disputa. Entre o final dos anos 1920 e o início dos anos 1940, por cinco vezes o Athletico se sagrou campeão de Curitiba e levou também o Estadual, contra o campeão das ligas do interior.

A última decisão que o Furacão disputou nesse modelo aconteceu no dia 16 de março de 1941. Athletico e Operário disputaram o título estadual referente ao ano anterior e o Rubro-Negro levou a melhor sobre o time de Ponta Grossa, com uma goleada de 4 a 0.

Nessa época, o campeonato da cidade era a principal competição e seu vencedor já era reconhecido informalmente como o campeão paranaense. A disputa do Estadual em si era vista mais como uma formalidade e não tinha tanto prestígio.

Até por isso, os jogos reconhecidos atualmente como as partidas que definiram o título nesses anos são aqueles que envolveram equipes da capital. O Rubro-Negro havia ficado com o título de 1940 em uma polêmica decisão contra o Ferroviário.

No interior, o Operário venceu a Liga Pontagrossense. Depois, levou a melhor contra o Guarani, de Jaguariaíva, e contra o 29 de Maio, de Antonina. Assim, garantiu o direito de desafiar o Furacão na disputa do troféu estadual.

O jogo foi marcado para o estádio do Juventus, na Rua Carlos de Carvalho. O campo ainda não havia recebido o nome de Frank Delano Roosevelt, com o qual seria batizado em 1947.

O Furacão confirmou seu favoritismo, com uma grande atuação e a goleada por 4 a 0. Na primeira etapa, o centroavante Pinto marcou duas vezes. No segundo tempo, Levorato fez 3 a 0 e Pinto anotou mais um, fechando a contagem.

Além do artilheiro Pinto, os jornais destacaram as atuações de Caju e do ponta esquerdo Erico. Do lado do Operário, quem chamou a atenção foram o goleiro Godencio e o volante Flávio.

Foi a quinta vez que o Athletico conquistou o Campeonato Estadual nesse modelo. As outras aconteceram em 1929, 1930, 1934 e 1936. Em todas as decisões, o adversário foi o Operário.

Na história: Athletico Paranaense 4×0 Operário
Campeonato Estadual de 1940
Data: 16/03/1941
Local: Estádio do Juventus, em Curitiba (PR)
Árbitro: Miguel Lorusso

Athletico Paranaense: Caju; Gotardo e Anjolilo; Pizzatto, Bibe e Bortoloti; Levorato, Renato, Pinto, Oscar e Erico
Gols: Pinto (3) e Levorato

Operário: Godencio; Godoi e Jaguariaíva; Flávio, Chico e Alves; Valdinho, Paraílio, Viana, Gigi e Floriano

Comentários