Clube

Glória aos invictos! Há 87 anos, torcida rubro-negra festejou o título de 1936

Foto: Arquivo/Club Athletico Paranaense

Há 87 anos, a Baixada viveu uma das maiores festas de sua história. No dia 4 de outubro de 1936, uma vitória sobre o Coritiba foi o ponto alto de uma campanha perfeita, que terminou com a conquista do Campeonato Paranaense de forma invicta pelo Athletico!

Antes da partida, o troféu já estava assegurado. Após vencer o Ferroviário por 3 a 0, no dia 23 de agosto, o Rubro-Negro assistiu à vitória do Savóia sobre o time da Vila Capanema no domingo seguinte e foi campeão sem entrar em campo.

Mas era no clássico que a conquista ganharia sabor especial. No primeiro turno, o duelo no campo do rival terminou empatado em 1 a 1. Agora, a invencibilidade rubro-negra era a grande motivação. Para as duas equipes, já que o Coritiba levou como questão de honra a missão quebrar a sequência sem derrotas do Furacão.

Mas a inexpugnável defesa vermelha e preta acabou com a pretenção do rival. Caju mostrou porque já era chamado de a Majestade do Arco. E a dupla de “backs”, formada por Zanetti e Ozório, foi mais uma vez imbatível.

O gol da vitória saiu no segundo tempo. Quem descreve é o seu próprio autor, o atacante Naná, em depoimento ao jornal “O Estado”:

“Vi a oportunidade para chutar. Estava livre, se bem que distanciado. Então, arrematei com o peito do pé, procurando o alto do gol. Mas, não pensei em atingir o alvo, porquanto o ‘keeper’ adversário estava bem colocado. Parece que ele foi o culpado, tendo se adiantado. Aí tem vocês como consegui o gol”.

Ao final do jogo, a torcida invadiu o campo para carregar nos ombros os heróis de uma conquista imaculada.

Caju, Zanetti e Ozório, os responsáveis pela impenetrável defesa. Kormann, Bibe e Bortoloti, os motores do meio de campo. Os incansáveis Raul e Zinder Lins. O goleador Bento. Os irmãos e craques Cecatto e Cecattinho. E o herói do clássico, Naná.

Ainda faltavam duas rodadas para o fim do campeonato. E a campanha invicta foi confirmada com mais dois triunfos, sobre Britânia (4×1) e Junak (3×1).

Em 12 jogos, foram dez vitórias e dois empates, com 25 gols marcados e apenas sete sofridos. Um total de 21 pontos somados. Sete pontos de vantagem sobre o vice-campeão Ferroviário (em uma época em que a vitória valia dois pontos).

Uma superioridade absoluta e incontestável!

Conheça mais histórias da conquista no podcast “Crônicas rubro-negras”: 

Na história: Athletico Paranaense 1×0 Coritiba 
Campeonato Paranaense 1936: 19ª rodada
Data: 04/10/1936
Horário: 16h10
Local: Estádio Joaquim Américo
Árbitro: Radamés Schiavon 

Athletico Paranaense: Caju; Zanetti e Ozório; Kormann, Bibe e Bortoloti; Raul, Zinder (Naná), Bento, Cecatto e Cecattinho
Gol: Naná 

Coritiba: Ary; Borges e Sady; Nide, Ivo e Lival; João, Carnieri, Gabardinho, Pizatinho e Carneirinho

Fotos: Arquivo histórico/Club Athletico Paranaense

Comentários