Clube

Eleições 2023: Esclarecimento da Junta Eleitoral

Nesta data, foi encaminhado à Junta Eleitoral o seguinte questionamento:

“Para fins de comprovação das condições de elegibilidades dos membros do Conselho Deliberativo, é necessária a apresentação das certidões negativas para todos os membros do Conselho?”

Inicialmente, deve se destacar que o número mínimo de inscritos para o Conselho Deliberativo é de 150 sócios, podendo chegar a 300. Diante desta situação e, considerando o alto valor para a emissão das certidões para cada candidato a conselheiro, verifica‐se que a posição tomada nas eleições passadas se mostra mais adequada para fins de se atestar a regularidade dos sócios inscritos, qual seja: a apresentação das certidões apenas por aqueles que farão parte da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo (art. 51, §1º) e que as certidões dos demais inscritos deverá ser suprida por Declaração subscrita pelo representante da Chapa (de que todos os integrantes do conselho proposto preenchem os requisitos estatutários, comprometendo‐se a apresentar as respectivas certidões, se necessário).

A ausência dos documentos necessários para a comprovação das condições de elegibilidade (art. 52, §2º), no momento da inscrição da chapa, acarretará a não habilitação da chapa para concorrer ao pleito.

Cumpre destacar o teor do §3º do art. 52 “Constatada, após a eleição, a incidência de hipótese de inelegibilidade ao membro do Conselho Deliberativo, por fato anterior ou posterior a sua posse, o Conselheiro será destituído do cargo, mediante decisão da
Câmara de Ética e Disciplina proferida em procedimento disciplinar, sem prejuízo da aplicação cumulativa de outras penalidades, a juízo da Câmara.”

Informamos ainda, que o protocolo da documentação necessária para a inscrição das Chapas deve ocorrer até às 18:00hr do dia 28/11/2023, no 4º Andar do prédio administrativo da Rua Buenos Aires, nº 1160, acesso pela Rua Brasilio Itiberê.

Curitiba, 28 de dezembro de 2023.

Edison Eduardo Borgo Reinert
Presidente da Junta Eleitoral

Clique aqui e veja o documento em formato PDF.

Comentários