Time

Furacão conquistou o seu segundo tricampeonato estadual

Créditos: Fabio Wosniak/Site Oficial

Com a conquista do Campeonato Paranaense 2020, nesta quarta-feira (5), o Athletico levantou o troféu pela terceira vez consecutiva. Esta é a segunda vez que o Rubro-Negro se sagra tricampeão estadual!

Ao longo de seus 96 anos de história, o Furacão só havia chegado ao tricampeonato em 2002, com a conquista do Supercampeonato Paranaense.

O primeiro tri

A sequência de títulos começou em 2000, em decisão contra o Coritiba. O Athletico contou com a vantagem por ter feito a melhor campanha ao longo da competição, levantando o troféu após dois empates.

No primeiro jogo, no Couto Pereira, o Furacão saiu na frente com um gol do meia Adriano. Mas o adversário conseguiu o empate em 1 a 1.

A partida de volta, no Joaquim Américo, foi disputada no dia 17 de junho. Desta vez, quem saiu na frente foi o rival. Mas um gol de cabeça do zagueiro Gustavo garantiu o novo empate e o primeiro troféu levantado na nova Arena!

Em 2001, a final foi disputada em três partidas contra o Paraná Clube. A decisão começou no Couto Pereira: 1 a 1, com gol de Alex Mineiro para o Furacão. O segundo jogo, na Arena, teve o mesmo placar, de novo com Alex Mineiro balançando a rede.

A partida que valeu o troféu aconteceu no dia 3 de junho, no Caldeirão. Adriano e Donizete Amorim marcaram para o Furacão e um empate por 2 a 2 assegurou o título!

O tri veio no Supercampeonato Paranaense de 2002. Mais uma vez, o adversário na decisão foi o Paraná Clube. E o Athletico garantiu a conquista no primeiro dos dois jogos finais.

No dia 30 de maio, no Joaquim Américo, aconteceu a maior goleada da história dos confrontos com o Paraná. Kléber marcou quatro vezes, Fabiano e Alex Mineiro também foram para as redes: 6 a 1 para o Furacão!

Ainda houve o jogo de volta, na Vila Capanema. Aos 30’ do segundo tempo o placar apontava 1 a 1, com um gol de Kléber para o Athletico. O Rubro-Negro já comemorava o título e nem três gols do adversário nos minutos finais estragaram a festa.

Tri mais uma vez 

O segundo tricampeonato athleticano tem a marca da piazada! As duas primeiras conquistas vieram com a equipe de Aspirantes, em 2018 e 2019. E foi o time das revelações rubro-negras que garantiu a classificação para a fase final em 2020.

Em 2018, o título veio em decisão contra o Coritiba. Jogando em casa, o rival venceu o primeiro jogo por 1 a 0. A volta, no dia 8 de abril, no Caldeirão, terminou com vitória rubro-negra por 2 a 0, com gols de Bruno Guimarães e Ederson.

Em 2019, a final foi contra o Toledo. No interior, o adversário venceu por 1 a 0. E na finalíssima, no dia 21 de abril, o Furacão devolveu o placar, com um gol de Matheus Rossetto. O título foi decisivo nos pênaltis, com vitória athleticana por 6 a 5.

E neste ano, após a pausa do futebol por causa da pandemia do COVID-19, o time principal entrou em ação na fase final. O título veio na decisão contra o Coritiba: vitórias por 1 a 0 no Caldeirão, com gol de Léo Cittadini, e 2 a 1 no Couto Pereira, com golaços de Khellven e Nikão!

Comentários