Clube

Neste dia: Em 1958, Athletico goleou o Coritiba em jogo que não terminou

O dia 28 de junho de 1958 entrou para a história como a data de um dos clássicos mais polêmicos e confusos de todos os tempos. Pelo Campeonato Paranaense, o Athletico derrotou o Coritiba por 5 a 1, em um jogo paralisado aos 30’ do segundo tempo.

As curiosidades começam com a data da partida. Os rivais jogaram no antigo Estádio Joaquim Américo em um sábado. No dia seguinte, o Brasil venceria a Copa do Mundo pela primeira vez, na Suécia, ao vencer os donos da casa por 5 a 2.

O Coritiba estreava naquela tarde o goleiro Nivaldo, que acabou sendo um dos protagonistas da partida, mesmo jogando apenas 37 minutos.

O Athletico vencia por 1 a 0, com um gol do meia direita Geraldino, quando Nivaldo e o centroavante rubro-negro Taíco disputaram uma bola pelo alto. Ela sobrou para o meia esquerda Jandir, que marcou o segundo do Athletico.

O goleiro alviverde levou a pior no lance e, contundido, teve que deixar a partida. E como a regra da época não permitia substituições, o ponta-direita China foi para o gol, ficando o Coritiba com um homem a menos.

China chegou a defender um pênalti, mas não pôde evitar a goleada athleticana. Ainda no primeiro tempo, o ponta direita Isabelino fez o terceiro do Athletico, Almir descontou para o Coritiba e o ponta esquerda Gaivota fez o quarto do Furacão.

Aos 44’ do primeiro tempo, o Coritiba ainda perderia Marcio por contusão. E logo no começo da segunda etapa, teve Aurélio expulso.

O Athletico chegou ao quinto gol, novamente com Jandir. Perdendo por 5 a 1 e com oito jogadores em campo, o Coritiba passou a forçar o final da partida, para evitar uma goleada ainda mais retumbante.

O coxa-branca Miltinho, dizendo-se contundido, deixou o campo. E aos 30 minutos, Guimarães forçou uma nova expulsão, agredindo um jogador rubro-negro em frente ao juiz. Restavam apenas seis jogadores do Coritiba em campo e o árbitro Kalil Karam Filho teve que encerrar a partida.

Após o jogo, o Coritiba acionou o Tribunal de Justiça Desportiva. A alegação era que Miltinho não havia deixado o gramado, mas apenas se deitado, contundido, junto à linha lateral.

O tribunal decidiu, então, que os times deveriam voltar ao campo para jogar os 15 minutos restantes. O Coritiba, com sete jogadores em campo. O Athletico, com 11 e vencendo por 5 a 1. Até hoje, o Rubro-Negro aguarda o rival para finalizar a partida.

Apesar de toda a confusão, a goleada no clássico foi um dos momentos marcantes da campanha que levou o Furacão à conquista do título estadual de 1958.

Confira mais sobre essa história no podcast do Furacão, disponível no Deezer, Google Podcasts, Spotify e Furacão Play

Na história: Athletico Paranaense 5×1 Coritiba
Campeonato Paranaense 1958 – 1º turno: 10ª rodada
Data: 28/06/1958 (sábado)
Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba (PR)
Árbitro: Kalil Karam Filho
Assistentes: Oswaldo Vilela e Ataíde Santos

Athletico Paranaense: Willian; Damião e Araújo; Salvador, Tocafundo e Sano; Isabelino, Geraldino, Taíco, Jandir e Gaivota.
Técnico: Joaquim Loureiro
Gols: Geraldino, Jandir, Isabelino, Gaivota e Jandir

Coritiba: Nivaldo; Aurélio e Carazzai; Márcio, Bequinha e Guimarães; China, Miltinho, Almir, Duílio e Ronald.
Gol: Almir

Comentários